Estratégias

Empresa de iluminação cresce 25 vezes em cinco anos

Luminae, fundada pelo jovem empresário André Ferreira, 29 anos, termina o ano de 2013 faturando R$ 15 milhões.

Faturamento 50% maior que o registrado em 2012, alcançando R$ 15 milhões anuais, e aumento da base de projetos realizados de 442, no ano anterior, para 979. Esses são os resultados finais de 2013 da Luminae – empresa especializada em iluminação para o setor comercial e industrial com foco sustentável.

Todo o sucesso vem de um inovador sistema de iluminação, de alta eficiência energética, criado pelo engenheiro elétrico André Ferreira, que promete reduzir em até 80% os custos com energia elétrica. O projeto é exclusivo no Brasil e atende a todos os requisitos de eficiência exigidos por certificações internacionais de sustentabilidade como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Além disso, a Luminae é membro do Green Building Brasil, instituição que desenvolve a indústria da construção sustentável no país.

“A ideia começou na faculdade e percebi que a maioria das inovações do setor eram ligadas a estética e não a eficiência energética. Desenvolvi um espelho refletor diferenciado, feito com um material com 95% de índice de reflexão e geometria curva e variável de acordo com cada projeto, otimizando a distribuição da luz emitida pela lâmpada e maximizando a eficiência da luminária. Desde o primeiro ano, conseguimos conquistar importantes clientes dos setores comercial e industrial”, explica André Ferreira, diretor executivo da Luminae. A empresa começou com a rede de supermercados Ricoy e logo depois com outros, como Grupo Pão de Açúcar, Atacadão, Panco, Bauducco, Bradesco, Colégio São Luiz, P&G, Kraft Foods, SENAI, UNIFIEO, Kalunga etc.

Fundada no inicio de 2009, a Luminae começou com apenas quatro funcionários e faturou R$ 600 mil no primeiro ano. Hoje, tem 70 colaboradores e seu faturamento cresceu 25 vezes (R$ 15 milhões em 2013). A perspectiva para este ano ainda é mais ousada. A Luminae estima crescer mais de 40% em 2014. Isso porque, com o aumento da demanda, o empresário investiu R$ 900 mil em uma fábrica nova com uma área de 1.200 metros quadrados, com capacidade de produzir 25 mil luminárias por mês. Para se ter uma ideia de eficiência, os projetos da empresa já proporcionaram a seus clientes uma economia de mais de R$ 100 milhões nestes cinco anos, o equivalente a 276 milhões de KWh.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *