Com o intuito de criar mão de obra qualificada que atenda às demandas do mercado, a Mouts TI, empresa de tecnologia de Blumenau (SC) criou o programa de capacitação remunerada: o Mouts Academy. Lançado em junho deste ano, a previsão é de que duas turmas concluam todas as etapas do curso em dezembro.
Recentemente, os 32 acadêmicos (divididos em duas turmas) terminaram o módulo de C#, seguido por uma prova final e a visita dos CEOs da Mouts na sala de aula. Agora, os alunos estão prontos para avançar para o próximo módulo. O Mouts Academy conta com os módulos C#, Web, Business English e Plataforma TrakSYS, com uma abordagem que integra teoria e prática.
CONTEÚDO RELACIONADO: A migração para o setor tech não é uma garantia
O coordenador, mestre e professor do Mouts Academy, Ademar do Amaral Júnior, explica que essa é uma oportunidade única para o mercado de TI de Blumenau. “Através dessa parceria, proporcionamos a jovens que estão concluindo o ensino superior a estudarem quatro meses de forma remunerada. Ao final da formação terá uma prova de seleção e serão ofertadas vagas de emprego aos selecionados.” A faixa salarial inicial é de salários entre R$ 4 e R$ 5 mil.
Júnior ainda explica que a capacitação tem como objetivo iniciar os aprendizes na tecnologia TrakSYS, um software MES (Manufacturing Execution Systems) de última geração, projetado para oferecer monitoramento, medição, relatórios e análises essenciais para tornar a operação de indústrias mais eficiente. Além da formação em TrakSYS e C#, os estudantes também receberão capacitação em tecnologias como NET, Web (HTML/CSS/JavaScript) e inglês.
Oportunidade
Estevão G. Nascimento, um dos participantes do programa, revela que fazer parte do Mouts Academy está sendo uma experiência muito positiva e de aprendizado. “Mesmo sendo a primeira edição do programa, é perceptível o capricho e planejamento com cada detalhe, especialmente na escolha dos professores, que são muito bem qualificados. Além disso, o espaço de sala de aula, com mesas circulares, incentivou muito o entrosamento da turma e todos nós já temos uma relação muito boa”, destaca.
Júnior diz que a intenção é criar a mão de obra e acompanhar o crescimento e a inovação do setor de tecnologia. “Hoje há a necessidade de conhecimentos em tecnologias específicas, amanhã já pode ser em outras. Muitas vezes, as formações convencionais não atendem à demanda de mercado. Entendemos que um programa como o Mouts Academy é positivo para todo o ecossistema do setor, pois dá oportunidade de inserção para jovens profissionais e desenvolve a mão de obra que o mercado necessita”, conclui Júnior.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).