Em tempos de quarentena forçada pela propagação do novo coronavírus, pôde-se notar um aumento exponencial na adoção do trabalho remoto para evitar que a pandemia se alastre cada vez mais. No entanto, de acordo com pesquisa de 2019 realizada pela Citrix, empresa especializada em soluções de trabalho digital, somente 32% das empresas permitem o trabalho remoto no País. Em contrapartida, 52% dos entrevistados declararam que a produtividade não seria afetada ao trabalhar remotamente, e 34% deles ainda declararam que a produtividade aumentaria caso lhes fosse permitido o home office.
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A Citrix observou, recentemente, um grande salto recente na procura por ferramentas que possibilitem essa modalidade de trabalho, porém muitas vezes de forma apressada e sem planejamento. A companhia avalia que as empresas não têm levado em consideração o aspecto humano, como, por exemplo, a capacitação de gestores para coordenar seus subordinados à distância.
Somada a isso, há também a cultura do trabalho no País: como já evidenciado na pesquisa, poucos brasileiros têm o hábito de trabalhar remotamente e estão com dificuldades para se acostumar com isso. “As empresas que já tinham as ferramentas adequadas sem dúvida saem na frente”, observa Luis Banhara, diretor-geral da Citrix Brasil.
Por ferramentas adequadas, ele não se refire à VPN ou ao e-mail corporativo. “As companhias devem prover soluções que permitam aos colaboradores um acesso seguro e intuitivo a todas as aplicações de que eles necessitam para fazer seu trabalho de forma tão boa – e às vezes até melhor – quanto fariam se estivessem nos escritórios.”
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