
Uma sala de Realidade Virtual permite à Enel São Paulo simular situações reais do dia a dia da profissão, preparando os profissionais para atuarem com mais segurança e eficiência. Até o momento, cerca de 700 eletricistas já passaram pelo treinamento.
CONTEÚDO RELACIONADO – Atento investe em realidade virtual, somada a IA, para capacitação de agentes
O treinamento de Realidade Virtual reproduz diversas atividades, como Conexões, Isolação de Rede Linha Viva, Smart Meter e Segurança com a População. O treinamento é dividido em três níveis, Iniciante, intermediário e Avançado, para um aprendizado progressivo. Os eletricistas são colocados em situações desafiadoras e que simulam situações reais no dia a dia.
Igor Augusto Duarte, de 29 anos, é um dos eletricistas em treinamento e relata com entusiasmo sua jornada. “Sempre trabalhei, mas nunca tinha encontrado uma profissão na qual me enxergasse no futuro. Quando entrei na sala, achei tudo surreal. Nunca tive acesso a uma tecnologia como essa, que aumenta nossa segurança antes mesmo de irmos para o campo.”
Outro exemplo é Maria Roseli da Silva, de 49 anos, que trabalhou a vida toda como vigilante antes de decidir mudar de carreira. Ao se inscrever na Escola de Eletricista, uma parceria entre a Enel, Senai e Ipesp, descobriu um novo mundo. “Nunca me imaginei como eletricista. Hoje, vejo a grandiosidade do setor de energia e me desafio diariamente a aprender, independentemente das dificuldades”, afirma.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X