A projeção é que a nova iluminação traga uma redução estimada de 33% no consumo de energia do município
A ENGIE amplia sua parceria com a TIM e vai instalar cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes em Curitiba (PR). As duas empresas vão replicar a experiência desenvolvida na cidade de Petrolina (PE), onde a TIM implementou sua tecnologia em mais de 5 mil luminárias públicas inteligentes.
CONTEÚDO RELACIONADO – Solução ajuda Shopping de Guarulhos a economizar 30% no consumo de energia e água
Dedicada em fomentar o crescimento e desenvolvimento de cidades inteligentes através de novos projetos de iluminação pública com uso da conectividade, a ENGIE e TIM têm em comum metas arrojadas de sustentabilidade em seus compromissos ESG.
O contrato de parceria público privada (PPP) entre a ENGIE e a Prefeitura municipal de Curitiba foi anunciado no final de março, e prevê operação, manutenção e expansão da infraestrutura de iluminação da cidade por 23 anos. A parceria com a TIM abrange cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade.
A expectativa é iniciar a implementação do projeto ainda em 2023, após mapeamento e modernização de rede a ser realizada pela concessionária. A projeção é que a nova iluminação traga uma redução estimada de 33% no consumo de energia do município.
Com fornecimento de solução completa de conectividade, hardware e software, dentro da oferta chamada TIM Smart Lighting, as luminárias inteligentes serão capazes, por exemplo, de ter acendimento e dimerização definidas previamente, dentro de rotinas estabelecidas pela concessionária.
Remotamente, é possível acompanhar e identificar também comportamentos fora do padrão, fazer manutenções preditivas e otimizar todo o processo de gestão, que será feito a partir de um centro de controle operacional. A tecnologia permite ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e ajuda na tomada de decisão para ações de eficiência energética.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter