
A Tecnologia 5G é a quinta geração da rede móvel e de banda larga. Além de ser mais confiável, segura e oferecer alta velocidade, ela também traz um grande diferencial, que é a possibilidade de conectar diversos objetos e dispositivos ao mesmo tempo, assim como as máquinas.
CONTEÚDO RELACIONADO – Indústria 4.0: 69% das empresas fazem uso de ao menos uma tecnologia digital
Na indústria essa tecnologia proporciona diversos avanços, sendo inclusive essencial para a quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0. Esse é um conceito que marca a chegada de tecnologias modernas na indústria como a automação, inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem, que tem como objetivo aprimorar os processos e melhorar a produtividade.
Benefícios do 5G na indústria
Através dessa conexão com as máquinas as empresas terão diversos benefícios no dia a dia, desde aumentar e aperfeiçoar as linhas de produção, controlar de forma inteligente estoques e processos internos até mesmo realizar monitoramentos em tempo real.
Com o 5G também é possível ter acesso e controle dos equipamentos de qualquer lugar, além de deixar os processos mais práticos, essa funcionalidade também contribui para a otimização dessas atividades, que se tornam muito mais rápidas.
Outra grande vantagem é que, por ser uma tecnologia sem fio, através do 5G também é possível promover interatividade entre todas as máquinas e setores da empresa, alinhando os processos internos para uma eficiência ainda maior.
Para usufruir dessa tecnologia será necessário investir em novos equipamentos compatíveis com o 5G. Nessa circunstância, a fábrica pode realizar a venda dos equipamentos antigos para reverter o recurso e investir em novos maquinários modernos. Além de ser vantajoso economicamente, essa também é uma forma de dar uma segunda vida ao equipamento em bom estado para continuar em atividade em outra empresa, apoiando os esforços sustentáveis de ambos os lados assim como a economia circular.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.