*Por Marcio Nogueira
De uma forma geral, não há dúvidas de que as empresas de Telecom estão fazendo um grande trabalho com a implantação e avanços em suas políticas ESG. No quesito ambiental, o “E” (Enviromental) da sigla, observamos boas iniciativas para reduzir a pegada de carbono através de ações de eficiência energética, gestão de frotas e recursos hídricos.
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Já no Social, o “S” da sigla, temos grandes avanços na oferta de conectividade com alta relevância e impacto na sociedade a partir de ações de inclusão digital, criação de novas oportunidades de negócios, educação e acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.
Por fim, na esfera da Governança, o “G” da sigla ESG, vemos as empesas empenhadas em garantir aderência das operações a regulamentos, leis, padrões éticos, boas práticas com colaboradores, parceiros, sociedade e boas práticas de segurança cibernética, fortalecendo a imagem e a reputação da empresa no mercado.
ESG e Telecom: Uma Visão para o Futuro Sustentável
Ao analisar todos esses exemplos e ao ver que muitas empresas estão estruturadas com comitês executivos para tratar o tema, vemos que, definitivamente, é um setor que abraçou as ideias ESG, com avanços significativos, ano após ano, de ações concretas que vão muito além do marketing.
Porém, ao ler relatórios, matérias e entrevistas sobre políticas ESG no setor, é comum ver que o foco está muito direcionado a questões envolvendo indicadores e ações associados ao “Quanto?”, “Como?”, “Qual?”, mas pouco ou nenhum indicador ou menção sobre questões associadas ao “Onde?” estas políticas estão sendo implantadas.
Transparência e Relatórios ESG: O Papel do “Onde”
Neste ponto, dentro da evolução natural do processo, contar com tecnologias que consideram esta dimensão, pode elevar a forma como se analisa ou divulga a política ESG da empresa de Telecom.
Acreditamos que a inclusão dessa nova dimensão “onde” nos processos associados às políticas ESG permitiriam criar indicadores, melhorar a gestão dos indicadores existentes, ampliar a visão e divulgação (interna ou externa) do que as empresas já vêm fazendo atualmente.
Além deste ponto, temos que pensar sobre o que já vem sendo feito pelas empresas de Telecom, mas hoje não está sendo reportado simplesmente pela falta da visão sobre a dinâmica espacial das políticas ESG dessas empresas?
À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, as práticas ESG no setor de Telecom não apenas definem o caminho para operações responsáveis, mas também moldam a maneira como nos conectamos com o mundo, destacando a importância crítica da Ciência do “Onde” (The Science ofWhere) na evolução do setor rumo à excelência ambiental, social e de governança. *Marcio Nogueira é líder de soluções para Telecom da Imagem Geosistemas.
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