Unipago agilizou operações de RH e compras através de solução da SoftExpert e conseguiu eliminar o uso do papel no dia a dia.
A empresa estatal de processamento de dados do Sistema Dominicano de Segurança Social (SDSS), Unipago, é semelhante à brasileira Dataprev e responsável por milhares de dados dos cidadãos da República Dominicana. Para agilizar seus processos, a companhia investiu em gerenciamento e automatização de seu negócio em diversos departamentos.
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Segundo Carmen Quiñones, líder de Qualidade e Processos da Unipago, anteriormente os processos de incidentes, riscos e auditorias eram gerenciados de forma independente e em ferramentas segregadas. “Isso fazia com que a informação necessária em um sistema precisasse ser levada manualmente para as outras ferramentas, o que era muito dispendioso e pouco produtivo”, explica a executiva.
Através de uma solução da SoftExpert, fornecedora de softwares de automatização, a empresa viu a oportunidade de solucionar os desafios e gerenciar os processos de forma integrada, acabando também com as intervenções manuais.
A solução é o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), que permitiu à Unipago automatizar e parametrizar os processos operacionais da empresa de acordo com suas necessidades nas áreas de RH, Compras, Auditoria, Riscos e Qualidade de Processos. A solução também integrou o gerenciamento de incidentes, riscos, ativos, auditoria, processos e documentação.
Um ganho bem claro com o projeto foi a automação dos processos de solicitação de férias e de compras. Houve redução de dez para quatro horas de tempo investido pela área de RH no processo, enquanto a solicitação de compras teve redução de tempo dedicado às reuniões presenciais do Comitê.
A solução também proporcionou agilidade organizacional e melhora no controle de registros e documentos. “Notamos uma nítida economia de tempo e de recursos. O consumo de papel praticamente inexiste para os processos relacionados, bem como a necessidade de espaço físico para armazenamento dos documentos impressos”, avalia Carmen.
Agora, a companhia planeja a aquisição do SE Training, módulo do SE Suite que proporciona o planejamento, execução, gerenciamento e avaliação da eficácia de treinamentos, com uma plataforma de EAD (Ensino a Distância) integrada.
Crescimento internacional
Nos últimos cinco anos, a SoftExpert atingiu um crescimento orgânico médio das exportações na ordem de 30%. Com mais de 2 mil clientes em 37 países, a companhia gerou um volume de negócios no exterior em volume superior US$ 4 milhões em 2016. Consolidada na América Latina, a estratégia da empresa agora é crescer também em mercados como Europa, Ásia e Estados Unidos, com foco nos países do G20.
Recentemente, a empresa fechou parceria com a saudita Sela Digital Services para firmar operações no Oriente Médio. Além disso, ampliou sua estrutura no continente europeu com uma parceria de infraestrutura em computação na nuvem e hosting com a Amazon Web Services (AWS). Já na Colômbia, a parceria com a Ricoh Colômbia já completa um ano de operação.
Em 2018, a SoftExpert abriu um escritório no México, para atender empresas como a Aeroméxico, a Givaudan, fabricante de aromas e fragrâncias, a Coppel, rede de lojas de departamento da América Latina, e a Prodemex, empresa do setor de construção e infraestrutura no país. Nos Estados Unidos, a SoftExpert já atende a clientes como as multinacionais Smiths Medical, Yorozu Automotive, Fitesa e Dekalb.