Para Eduardo Florez Bermúdez, especialista em Inteligência Competitiva da Bayer Schering Pharma AG, planejamento e objetivo alinhados são fundamentais para a Inteligência Competitiva.

“A Estratégia é a área mais fundamentada de uma empresa. Ela deve se adequar à realidade, que sempre muda”, iniciou o painelista. Segundo ele, a comunicação boa não é o que se transmite, mas o que é entendido. Por isso, é importante o profissional de IC saber muito bem aonde quer chegar.
Para o especialista, a vantagem competitiva depende da posição de mercado, e para alcançar um nível superior é imprescindível ter uma área de Inteligência Competitiva bem alinhada.
O profissional da área deve saber interpretar os dados, não somente lê-los. “A interpretação gera mais conhecimento que desencadeia na tomada das melhores decisões”, afirmou.
Segundo ele, a realização de análises se dá em três vertentes: estratégica, dos competidores e do ambiente. “A construção de cenários é parte importante do processo, com ela têm-se uma visão geral e específica do campo de atuação”, finalizou o especialista.