Crescimento da comunicação online promoverá novas oportunidades para engajar consumidores.
“As interações dos consumidores com as marcas através de email, mídias sociais, mobile e da web em geral estão em pleno desenvolvimento”, afirma Tim Kopp, CEO da ExactTarget Global. “Por isso, profissionais de marketing interativo devem identificar maneiras de como engajar os consumidores hiperconectados com o objetivo de estabelecer uma comunicação relevante e em tempo-real nos canais preferidos por eles”, completa.
“Os profissionais de marketing ainda precisam mudar suas estratégias tradicionais de gestão e desenvolver campanhas estruturadas em torno do marketing digital baseadas em uma abordagem de engajamento bidirecional, que se aproxima mais com a experiência de troca na qual estão envolvidos os desejos e necessidades do consumidor”, escreveu Adam Sarner, autor de “Marketing Digital: uma crítica da gestão de campanhas multicanal”. “Essa evolução estratégica focada no cliente é uma forma de aproveitar o potencial desses canais com objetivo de inovar as estratégias de gestão e relacionamento com o cliente”, diz o autor.
De acordo com o estufo, a ExactTarget também fornece algumas dicas e recomendações para a implementação de estratégias de marketing interativo através de redes sociais, e-mail, vídeo, mobile e da web em geral:
Aperfeiçoar a experiência do consumidor – um marketing eficaz requer um envolvimento dos clientes com as marcas baseado em suas preferências, de modo que seja entregue uma comunicação personalizada e relevante.
Evoluir com o cliente – Os hábitos dos consumidores e usuários desses canais estão em constante transformação, por isso é importante que as marcas consigam estabelecer uma comunicação eficaz, conectando-se com eles em todos os canais interativos.
Parceria entre as diferentes estratégias – Considere a gestão de campanhas de marketing como uma forma de coordenar as interações online e off-line, juntas.