Um estudo da Nokia, realizado em parceria com a consultoria Analysys Mason, revelou que as operadoras podem reduzir até 65% de custos ao automatizarem suas redes IP em três categorias operacionais. Para quantificar os benefícios da automação de rede na camada controladora de domínio, a Analysys Mason entrevistou um grupo de operadoras por todo o mundo sobre suas estratégias e resultados de automação em suas redes, tendo coletado mais de 60 pontos de dados.
CONTEÚDO RELACIONADO – Dois terços das empresas sofrem falhas de assinatura eletrônica por falta de automação
De acordo com o estudo, a automação de rede é um aspecto fundamental para melhorar a agilidade dos serviços, oferecer maior eficiência operacional e também maior disponibilidade da rede. A pesquisa se concentrou na automação de rede implementada para conformidade de serviços de operadora; no gerenciamento do ciclo de vida da rede e em processos de proteção da própria rede quanto do serviço, com a solução NSP da Nokia. O NSP é um controlador de domínio de rede de IP, óptico e micro-ondas, de vários fornecedores, que permite a automatização dos processos de gerenciamento de rede.
A Analysys Mason descobriu que a redução de custos no controlador de domínio demanda os seguintes fatores:
- A automação de processos reduz em até 68% o tempo necessário para trabalhos manuais;
- O tempo necessário para a implantação de novos serviços é reduzido em até 88%;
- Menos tarefas manuais significa também menos erros humanos e mais previsibilidade. O uso de cenários padronizados reduz a frequência de solicitações de serviços e problemas que requerem correção manual. Em geral, o tempo gasto em processamento de erros é reduzido em até 85%.
- A automação da correlação entre o alarme e a análise da causa original oferece uma redução significativa no tempo médio de reparação (MTTR), de até 71%.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.