Empresa trocou links dedicados por links de internet MPL; projeto proporciona integra voz e dados entre Brasil e México, sede da matriz.
A Expresso Jundiaí, empresa de transporte e logística, adquiriu a solução Acesso Seguro de firewall gerenciado para minimizar o custo de telecom e centralizar a comunicação das suas filiais com a matriz de forma segura. O serviço melhora a segurança da tecnologia da informação e garante alta disponibilidade e redundância aos links de comunicação da empresa.
O projeto, implementado e gerenciado pela CorpFlex, substituiu os links dedicados ponto a ponto, padrão MPLS (Multiprotocol Label Switching,), por links dedicados com internet. Com a nova tecnologia, a empresa reduziu cerca de 40% do seu custo mensal com telecomunicações.
Resort do MT adota sistema de rede IP e otimiza conexão
A mudança possibilitou uma descentralização da navegação, permitindo que os usuários acessem os dados das próprias filiais com uma administração central. “É um projeto completo e importante pois oferece benefícios de comunicação e integração de sistemas”, afirma Marcos Andrade, CMO da CorpFlex.
O novo sistema conta com uma dupla abordagem de links de no mínimo 2 MB em cada filial, garantindo conectividade e melhor performance, sem comprometer o desempenho da empresa quando o link principal sofrer alguma queda, e oferecendo uma maior velocidade de conexão da internet. Outro benefício adquirido é a possibilidade de monitorar as câmeras de segurança da empresa, atividade que provocava queda de links com o outro serviço.
“Os resultados provocaram uma repercussão na nossa matriz no México. A equipe se interessou pela ideia e pretende implementar a metodologia de navegação a partir do ponto de conexão do usuário para reduzir o custo e a banda”, conta Ariovaldo Branco gerente de TI – Região Brasil, da Expresso Jundiaí. A satisfação com os serviços da CorpFlex alavancou outro projeto com a Expresso Jundiaí.
O novo programa envolve a Atlas Transportes e Logística e a Expresso Jundiaí, pertencentes à Femsa Logística, terceira participante. Além da troca de links e a comunicação entre as filiais e a matriz, o projeto proporciona a comunicação entre as três empresas e visa um alcance internacional com a integração de voz e dados entre Brasil e México, local da matriz da empresa, permitindo uma economia nas ligações telefônicas entre as filiais e entre as empresas.
As empresas terão uma redução de cerca de 50% de seu custo mensal com telecomunicações. O projeto ficará pronto ainda este ano e irá conectar 78 filiais das empresas.