Soluções

Volkswagen Brasil desenvolve nova solução multimídia para veículos

Tela do VW Play, desenvolvida por brasileiros (imagem: divulgação Volkswagen).

Há três anos, um grupo multifuncional formado por diferentes profissionais de diversas áreas da Volkswagen entendeu que, após o lançamento do Active Info Display, solução multimídia apresentada pela primeira vez no VW Polo, estavam em um caminho sem volta. Mais de 50 profissionais de diferentes áreas da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), somados a centenas de fornecedores e parceiros do resto do mundo, começaram a projetar o VW Play, apresentado no último dia 29 de abril.

HPE firma acordo para acelerar o desenvolvimento de carros autônomos

Pesquisas com consumidores constataram que seu desejo era ter no carro a mesma experiência de uso de tecnologia que já usufruíam no dia a dia. Por esta razão, por exemplo, fazia mais sentido, ao invés de desenvolver um programa de GPS ou de música, criar uma loja de aplicativos – VW Play Apps – e fechar parcerias com aquelas empresas ou marcas nas quais as pessoas já estivessem familiarizadas e acostumadas em utilizar em seus respectivos mercados. 

“O brasileiro é muito conectado e a tecnologia já era um fator de decisão importante na aquisição de um automóvel. Já tinha ultrapassado, por exemplo, o quesito ‘potência do motor'”, lembra Matheus Arantes, gerente de engenharia elétrica e eletrônica da Volkswagen do Brasil e líder do projeto VW Play. 

Todos os processos, conceitos e protótipos foram sendo compartilhados ao longo do trabalho e validado pelos clientes, que apontavam os feedbacks para que a equipe fosse aplicando as melhorias e de fato desenvolvesse uma central multimídia de acordo com o desejo dos consumidores. Um exemplo prático foi a concepção do botão de volume do VW Play. 

Inicialmente, ele foi projetado para ser na vertical, mas durante as clínicas, a usabilidade mostrou que na horizontal seria a melhor opção. O teste também ia além, pois era preciso garantir, por exemplo, que mesmo se o veículo estivesse passando por uma rua com buracos ou em alguma trepidação, a sensibilidade de aumentar o volume precisava ser “compreendida” pelo sistema. 

Foram mais de sete mil horas de entrevistas quantitativas e qualitativas e pesquisas em nove estados brasileiros, que incluiu capitais e cidades do interior do Brasil. Mais 700 clientes foram ouvidos e mais de 25 clínicas de usabilidade foram realizadas. 

“Os clientes também manifestaram a preocupação com a privacidade de seus dados e conseguimos responder a esta demanda com essa nova função”, afirma Arantes. Prova disso, é que o “Modo Vallet“, presente em veículos de luxo, agora também é oferecido no VW Play. Para utilizá-lo, basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) for inserida. 

Importante também destacar a robustez e a capacidade de software, com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo). Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone. 

O VW Play é uma das principais inovações do modelo Nivus, que vai ser lançado no mercado ainda neste primeiro semestre de 2020. Esse novo veículo foi desenvolvido no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo e também na Europa. Assim como o Nivus, o VW Play estreará no Brasil e, em breve, estará em muitos mercados no mundo. 

 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *