Casos de sucesso

Facebook completa 10 anos e mantém taxa de crescimento

Publicidade aumentou a receita em 76% em 2013.

Em um dormitório da Universidade de Harward nasceu o Facebook. Criada por Mark Zuckerberg, que completará 30 anos em maio, a rede social chegou como quem não quer nada, e nessa terça-feira (4) completa dez anos de idade.

Receita do Facebook chega a US$ 7.87 bilhões em 2013

Atualmente, a empresa tem 6.337 funcionários, espalhados em 36 escritórios em todo o mundo, sendo 12 nos Estados Unidos. A rede é a mais acessada do mundo, e atinge 123 milhões de usuários ativos, 945 milhões de usuários móveis, vale US$ 135 bilhões – e está bem perto de chegar aos US$ 150 bilhões.

Desde 2012, quando a companhia declarou que deveria focar sua estratégia em mobile, o número de usuários móveis tem crescido, não apenas pela popularização de tablets, smartphones e das redes móveis, mas pelas estratégias comerciais e acordos com algumas operadoras, que permitem aos assinantes ter acesso à rede gratuitamente. Pagando ou não, hoje, praticamente todos os usuários móveis acessam o Facebook pelo celular. Basta olhar em volta, nos locais públicos e privados, e perceber a quantidade de pessoas que checam, compartilham e geram conteúdo.

E esse é um dos motivos da riqueza de Zuckerberg, uma vez que quase 90% da receita trimestral da companhia de 2013 foi gerada por publicidade. Ano passado, a rede obteve receita de US$7.87 bilhões, e a publicidade fez esse número saltar em 76% desde 2012. Somente no terceiro trimestre, a receita do Facebook foi de US$ 2,59 bilhões, e a publicidade foi responsável por US$ 2,34 bilhões dessa fatia.

Mesmo assim, Zuckerberg afirma que a mudança para o  no segmento móvel – que gerou resultados que impressionaram Wall Street – não foi tão rápida quanto deveria. E o desafio é continuar crescendo.

E a companhia tem lançado novidades para o segmento. Desde domingo (2), usuários do iPhone nos Estados Unidos podem acessar o aplicativo Paper, criado pelo laboratório de criação da companhia, que promete uma forma mais dinâmica de compartilhar e acessar conteúdos da rede social.

Segundo entrevista à Bloomberg Business Week, ser mais grato é uma das metas do jovem executivo para 2014. Após cumprir a de 2013 de conhecer uma pessoa nova por dia, ele informou que pretende escrever pelo menos um bilhete de agradecimento por dia, seja por e-mail ou escrito a mão.

No conselho executivo da companhia fazem parte executivos como Donald E. Graham, presidente e CEO do The Washington Post; Reed Hastings, presidente e CEO da Netflix; além de executivos como:ee Marc Andreessen, co-fundador da Andreessen Horowitz, Susan Desmond-Hellmann, da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), Erskine Bowles, presidente da Universidade da Carolina do Norte, Peter Thiel, do Founders Fund e Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.