País será o segundo do mundo a ter a ferramenta de Categorização de Anúncios Políticos da rede social.
O Facebook anunciou nessa quinta-feira, 28, que identificará postagens pagas por políticos na rede social durante o período de campanha eleitoral no Brasil. A partir de 16 de agosto, usuários vão ver o nome do político que pagou por um anúncio, o público para o qual ele foi direcionado na rede social e quanto ele custou. O recurso já estava em testes desde o maio nos Estados Unidos e o Brasil será o segundo país a ter acesso ao recurso.
Para que isso seja possível, a rede social vai começar a cadastrar representantes de candidatos, políticos, partidos e coligações que possuem registro eleitoral e que têm autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pagar para impulsionar anúncios políticos na internet. Os registros valerão para anúncios pagos para Facebook, Instagram e Facebook Messenger.
“Vamos pedir alguns documentos de identificação e exigir dupla verificação para os interessados em fazer propagandas políticas”, explicou Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook para a América Latina.