Rede social também, surpreendentemente, perdeu nas projeções de receita de publicidade.
O Facebook apresentou esta semana os resultados do segundo trimestre, após o after market da bolsa de valores norte-americana, registrando US$ 13,23 bilhões de vendas no período. As ações caíram 24% após o relatório de quarta-feira, e mais de 17% no pregão de pré-mercado na quinta-feira. Nos atuais preços de pós-venda e dado seu valor de mercado no fechamento de quarta-feira, o Facebook está prestes a perder mais de US$ 123 bilhões em valor de mercado, informou a CNBC.
O Facebook afirmou que 2,5 bilhões de pessoas estavam usando qualquer um dos aplicativos da sua família de produtos por mês, incluindo Instagram e WhatsApp. Embora as taxas globais de DAU (day users) específicas para o Facebook tenham aumentado 11% ano a ano – com o crescimento liderado por usuários na Índia, Indonésia e nas Filipinas – era menor do que Wall Street estava projetando. Os DAUs europeus caíram de 282 milhões no último trimestre, potencialmente relacionado ao efeito da promulgação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Européia.
Os DAU norte-americanos permaneceram inalterados, apesar das consequências do escândalo de vazamento de dados da Cambridge Analytica e de fake news. No entanto, a receita média por usuário na região aumentou apesar da falta de crescimento. Atingiu US$ 25,91 por usuário, acima dos US$ 23,59 durante o primeiro trimestre.
O Facebook também, surpreendentemente, perdeu nas projeções de receita de publicidade, alcançando US$ 13,04 bilhões em comparação com a estimativa da StreetAccount e FactSet de US$ 13,16 bilhões.