
A Faculdade de Tecnologia FIAP, localizada na cidade de São Paulo, fechou hoje (27/3) uma parceria com o programa Fortinet Network Security Academy (FNSA) para adicionar o conteúdo da certificação NSE 4 à grade do curso de Defesa Cibernética da universidade. A intenção é dar aos alunos conteúdos atualizados sobre segurança que coloquem os alunos com maiores condições de atender às demandas de segurança do mercado.
Procuram-se profissionais de TI para trabalhar em Campinas
Esta é a segunda universidade no Brasil a participar do FNSA, que já contava com uma parceria no Sul do País. A diferença é que os alunos da FIAP vão contar com um laboratório com equipamentos e software da própria Fortinet, fornecidos pela empresa para que os estudantes possam simular padrões de defesa contra ataques, entre outras possibilidades. A Fortinet também vai fornecer, ao final do curso, um voucher para que cada aluno faça a avaliação para ser certificado na NSE 4.
Segundo o coordenador dos cursos de TI da FIAP, Humberto de Sousa, a aproximação com a Fortinet vai ser uma oportunidade para os alunos. Primeiro, porque os custos da certificação não serão repassados a eles e, segundo, os parceiros da fornecedora de cibersegurança vão oferecer vagas de trabalho para os estudantes.
Vanessa Padua, diretora de Soluções de Nuvem Pública para América Latina da Fortinet, diz que clientes da companhia sentem dificuldade em contratar especialistas em cibersegurança. O FNSA, que já foi implementado em diversos países, surgiu com o intuito de suprir essa demanda, de acordo com ela.
O curso de Defesa Cibernética está em seu segundo ano, lembra Sousa, e conta com 300 alunos no total. Oferecido também como ensino a distância, o coordenador da FIAP explica que tem carga horária de 2 mil horas, divididas em dois anos. “No primeiro, alunos aprendem o básico de segurança e tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT) e blockchain.”
No segundo, o aluno se aprofunda em especialização de segurança e é aí que o conteúdo da NSE 4 entra, fornecendo aos estudantes conhecimento sobre configuração, monitoramento e operação de soluções Fortinet. Sousa destaca que o conteúdo de toda a grade, incluindo a certificação, é atualizado anualmente, acompanhando a evolução da tecnologia.