Casos de sucesso

Faculdade usa reconhecimento facial para fazer chamadas de lista de presença

Sistema criado avalia, a cada três minutos, se aluno ainda está na sala de aula antes de validar a presença 

A Link School of Business (LSB), uma faculdade voltada a formar bacharéis em Administração com ênfase no empreendedorismo, adotou tecnologias de videomonitoramento e reconhecimento facial em seus dois campi, ambos localizados na Zona Sul de São Paulo. Com a nova tecnologia, a faculdade agora tem usado câmeras para gerenciar entrada/saída de alunos, professores e staff, fazer leitura de placas de carro e, principalmente, fazer contagem dos alunos em sala de aula, eliminando as tradicionais chamadas com lista de presença – as quais consumiam cerca de 10 minutos de cada aula. 

O projeto utiliza soluções da Dahua Technology, em parceria com a integradora Incentel Sistemas, e busca trazer essa visão de “educação inovadora” que é marca da LSB para o videomonitoramento. Iniciado em novembro de 2021, ele deu origem a solução “Linkface”, um sistema inteligente de reconhecimento facial por meio de câmeras IA, além de terminais faciais, lousas interativas e displays, soluções em software para leitura de placa de veículos e softwares embarcados de reconhecimento facial, tudo da fabricante Dahua Technology. 

Foram instaladas entre os dois campi 30 câmeras habilitadas com tecnologia de inteligência artificial (IA), para a verificação da frequência dos alunos dentro dos ambientes de aula; além de câmeras de monitoramento e segurança nas áreas de circulação, comuns e acessos. O projeto teve que levar em conta a arquitetura das salas de aula para que todos os pontos de visão estivessem cobertos pelas câmeras, a fim de que nenhum aluno não tivesse sua presença computada por sentar em um ponto cego. 

Álvaro Schocair, CEO e fundador da LBS, acredita que com uma nova plataforma de videomonitoramento, conectividade e segurança, a escola terá acesso a muitos dados. “A partir daí, podemos explorar isso de muitas maneiras. Poderemos usar a tecnologia para análise de comportamento de alunos e funcionários; poderemos criar um hub (concentrador) de dados/conteúdo segmentado por assunto, por aula, por professor, por conceitos de Marketing ou Business etc”, avalia. 

Integração de sistemas 

A Incentel desenvolveu o Linkface e integrou-o ao Lyceum, software acadêmico utilizado pela faculdade, e por isso, após a entrada do aluno na sala de aula, a cada três minutos o Linkface verifica se o indivíduo ainda está presente na sala e, caso o tempo de permanência em aula seja equivalente ou superior a 80%, a presença é contabilizada. Após registrada a falta no Lyceum, os alunos recebem por aplicativo a notificação da situação de frequência. 

Em cada campus são gerados 25 mil registros por hora e todas as informações captadas são cuidadosamente armazenadas, garantindo efetividade dos registros e das informações – em caso de dúvida ou necessidade jurídica. Segundo a Incentel, a tecnologia é capaz de diferenciar até gêmeos idênticos. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *