Pesquisas

Falta de competências digitais é a principal barreira para o sucesso dos negócios, segundo Riverbed

As competências digitais se tornaram essenciais para atingir as metas de negócios, de acordo com uma nova pesquisa da Riverbed, feita apela Economist Intelligence Unit (EIU). Nas competências para desempenho digital, 80% dos entrevistados consideram esse fator muito importante para alcançar crescimento de receita e aumento de lucro. No entanto, mais da metade das empresas afirmam ter dificuldades para atingir essas metas importantes justamente pela falta de competências digitais.

75% das empresas não têm líderes com habilidades para lidar com a digitalização nos próximos dois a três anos, diz Gartner

Entre os pontos que chamaram mais atenção, vale destacar que 65% dos entrevistados revelaram que essas lacunas afetaram negativamente a experiência do usuário, o que explica por que quase metade dos entrevistados admite que precisa melhorar significativamente a gestão da experiência digital.

Para a EIU, que conduziu o estudo, a pesquisa mostra um consenso entre os entrevistados de que melhorar a competência digital é fundamental para impulsionar o desempenho organizacional, mesmo que alguns ainda não tenham, de fato, obtido resultados.

O fator mais importante que motiva a busca por essas melhorias é a necessidade de resultados significativos. Cerca de um terço das organizações pesquisadas relatam apenas benefícios neutros ou não mensuráveis de suas estratégias digitais. As questões parecem mais problemáticas no setor público, com 45% dos entrevistados descrevendo sua modernização/transformação de TI como avançada, em comparação com 60% no setor privado.

Os entrevistados têm consciência de que a TI deve ser ágil, já que é uma área que tem um papel fundamental. Sendo assim, 78% citam a modernização e a transformação da infraestrutura de TI como a principal competência digital para atingir as metas. Além disso, viabilizar comunicação e colaboração mais eficazes entre a TI e o resto da empresa – onde as competências digitais podem ser escassas – pode melhorar significativamente o desempenho digital e a experiência do usuário.

Os executivos também acreditam que um foco contínuo também é vital, e 57% afirmam estar comprometidos com a melhoria dessas competências, em comparação com 46% dos demais.

O estudo é baseado em uma pesquisa realizada com mais de 500 líderes empresariais e governamentais de todo o mundo, focada na avaliação de nove comportamentos e habilidades que ajudam as empresas a melhorar o desempenho digital e atingir objetivos. O acompanhamento do estudo é uma ferramenta de avaliação, que permite aos usuários avaliar as competências e o desempenho de suas organizações em relação a todos os entrevistados da pesquisa. A ferramenta pode ser acessada em https://digitalcompetency.economist.com/.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *