Batizada de Fraudômetro, ferramenta ficará disponível permanentemente no website da companhia.
A Serasa Experian acaba de disponibilizar o Fraudômetro, uma ferramenta de contagem de tentativas de fraude de identidade do Brasil. Lançado na Febraban Tech, evento direcionado a companhias do setor financeiro, a empresa posicionou um telão com contagem sequencial de quantas tentativas de fraude ou roubo de identidade foram registradas no país desde o início de 2023: cerca de 3,5 milhões, o que corresponde a 1 a cada 4 segundos. O contador também está disponível no site www.fraudometro.com.br para que empresas e consumidores possam ter acesso a esta e outras informações sobre prevenção a golpes, a partir de agora.
CONTEÚDO RELACIONADO – Serasa Experian aborda jornada de crédito e open finance durante Febraban Tech
O sistema é baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que cruza o total de consultas mensais de CPFs na base da companhia e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa, apoiados nos dados dos brasileiros e na tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O número é alcançado com a equação entre a quantidade de CPFs consultados versus a probabilidade de fraude observada.
Além desse volume já calculado desde 2010, a novidade da vez é que o Fraudômetro marca o upgrade desse indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian, que passa a contar agora também com o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a documentos copia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Facematch (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.