O Cetic.br revelou hoje (28/4) os dados da Pesquisa TIC Empresas 2019, realizada com 7 mil empresas com atuação no Brasil e com mais de dez funcionários. De acordo com o relatório, 98% delas têm acesso à Internet, sendo que a conexão via fibra óptica alcançou a liderança, com 67% da preferência. A tecnologia elevou a qualidade da banda larga e, agora, mais da metade das empresas (53%) tem velocidade de Internet entre 10 a 100 Mbps.
Segundo Leonardo Lins, coordenador da Pesquisa TIC Domicílios 2019, a posição de liderança da fibra e o aumento da qualidade da Internet é importante para o mercado brasileiro porque permite a transformação digital. No entanto, apenas 54% das empresas possuem um site, influenciada pelas pequenas empresas. “Enquanto quase todas as maiores têm um website, metade das pequenas não usam este canal”, destaca.
A pesquisa deixa claro que a presença digital das empresas menores está ligada às redes sociais, onde 78% de todas as empresas brasileiras tem conta ou perfil em pelo menos uma delas. A preferência é pelo Facebook, com 62%. No entanto, o WhatsApp e o Telegram cresceram consideravelmente desde a última pesquisa, pulando de 42% em 2017 para 54% em 2019. “O uso do WhatsApp foi puxado por pequenas empresas, que possuem menos ferramentas para se comunicar com clientes”, diz Fábio Senne, coordenador de Pesquisas do Cetic.br.
O Instagram, Snapchat e redes similares também conquistaram bastante usuários empresariais. No entanto, apenas 36% das empresas pagam por anúncios online, média que se mantém independentemente do tamanho da companhia.
O uso do e-commerce também foi explorado pelo estudo. Do total de empresas entrevistadas, 70% compraram pela Internet. As vendas, no entanto, não foram tão bem assim: apenas 57% das empresas fizeram alguma transação pela Internet nos últimos doze meses.
Uso de tecnologias disruptivas
A digitalização de empresas a partir de tecnologias disruptivas não está muito perto. Segundo a pesquisa, apesar de aumentar a porcentagem de empresas que usam a nuvem, os índices não são universalizados nem em empresas grandes, como se pode ver no gráfico abaixo. O estudo aponta que apenas 4% das empresas que utilizam computadores fizeram análise de Big Data nos últimos doze meses e apenas 2% delas usaram robôs de serviços.
Segundo Lins, que coordenou a pesquisa, os indicadores da TIC Empresas são utilizados para definir um índice de digitalização por entidades como a OCDE, mas o Cetic.br preferiu não estipular um índice para as empresas brasileiras.
*Todos os gráficos foram produzidos e disponibilizados pelo próprio Cetic.br.
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