A Magnetis, fintech que trabalha no mercado de investimentos para pessoas físicas, tem utilizado um robô advisor para automatizar a gestão de carteira de seus clientes. Trata-se de um algoritmo capaz de entender o perfil do cliente e criar opções que melhor atendam suas expectativas. Ele leva em conta vencimentos, rendimentos e riscos que o investidor quer tomar para indicar as melhores oportunidades.
CONTEÚDO RELACIONADO – Aplicativos investem US$ 1,2 bilhão em campanhas para aquisição de usuários
Mas engana-se quem pensa que a tecnologia funciona como o substituto de um consultor de investimentos. De acordo com Juliana Frediano, gerente de Crescimento da Magnetis, o que o algoritmo da fintech faz é realizar cálculos humanamente impossíveis, com inúmeras combinações de ativos, para então traçar o melhor investimento para o cliente.
“A Magnetis desenvolveu algoritmos capazes de analisar mais de 20 mil ativos do mercado e cuida para otimizar tudo para que os clientes alcancem cada objetivo no tempo certo, com mais eficiência, menos riscos em uma carteira resiliente”, explica a executivo.
Ela diz que o papel do consultor humano é entender o cliente, seu momento de vida, objetivos e fazer a gestão ativa da carteira, para que em eventuais mudanças de mercado ou de rota, os investimentos sejam rebalanceados automaticamente.
São mais de 100 especialistas que trabalham em conjunto com a tecnologia, segundo Juliana, que também ficam a cargo de acompanhar o mercado de perto e analisá-lo. “Eles têm um papel consultivo no planejamento financeiro de seus clientes.”
Como funciona a IA da Magnetis
A executiva também explicou como funciona a inteligência artificial (IA) da Magnetis, batizada de Goal Based Investing. Utilizando aprendizado de máquina (machine learning), modelos estatísticos e modelagem de dados, extraídos de um questionário preenchido pelo cliente, a solução consegue calcular os ativos mais adequados.
É esse questionário que mede o apetite ao risco e qual o objetivo de vida do cliente, para depois entrar em ação a tecnologia. “Por meio de algoritmos baseados em teorias de finanças, a Magnetis cria uma carteira de investimentos sob medida para cada cliente de acordo com seus objetivos de vida”, complementa Juliana. Dessa forma, o investidor consegue maior diversificação e economia de tempo.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.