
A Fluke Networks, fornecedora de soluções de teste e certificação de cabeamento estruturado, anuncia ao mercado brasileiro o lançamento do LinkIQ, solução para verificar o desempenho de cabos de até 10 Gb/s e resolver problemas de conectividade de rede. A nova ferramenta realiza a validação do desempenho do cabo utilizando medições baseadas em frequências e fornece informações de distância até a falha, acompanhadas de um mapa de fiação do cabo em teste.
CONTEÚDO RELACIONADO – ISP de RS fecha parceria com Algar Telecom para ampliar capacidade de sua rede
Além disso, o novo LinkIQ é responsável por realizar o diagnóstico do switch mais próximo, com objetivo de identificar os problemas de rede e validar as configurações do equipamento, sem a necessidade de outros dispositivos.
O equipamento apresenta ainda recursos adicionais como a geração de tons analógicos ou digitais compatíveis com as sondas IntelliTone e Pro3000, para auxiliar na localização de cabos em uma terminação ou na sala de telecomunicações, além de sinalizar piscando a luz da porta do switch para ajudar a identificar a porta conectada, compatível também com Identificadores Remotos para teste de pinagem, comprimento, qualificação e identificação de terminações.
Além disso, a ferramenta conta com outros atributos relevantes como a tela sensível ao toque e baseada em gestos, bateria recarregável de íon de lítio, atualizações fáceis de recursos e testes de rede via USB-C via LinkWare PC e carregamento via porta USB-C padrão.
Testes de Cabo
De acordo com a fabricante, o LinkIQ é capaz de medir comprimentos de até 1 mil pés (305m) e fornece a distância de falhas como aberturas, curtos e cabo não terminado. A utilização do Identificador Remoto permite um mapa de fiação completo dos pares de cabos, o que contribui na identificação de pares com pinagem incorreta e pares divididos.
Testes de Rede
Juntamente com os recursos robustos de teste de cabo, a nova ferramenta fornece ainda informações detalhadas sobre o switch conectado mais próximo, identificando a taxa de dados anunciada, o número da porta, o nome do switch e a VLAN da porta, além da velocidade anunciada e as configurações duplex. Ainda na mesma tela, abaixo apresenta os resultados de Power over Ethernet (PoE).
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.