Estratégias

Ford tem crescimento nas vendas e participação do mercado em 2009

Este ano, a empresa aprovou o maior investimento já feito em um único ciclo nos seus 90 anos de história no Brasil, no valor de R$4 bilhões no período de 2011 a 2015.

As vendas da Ford somaram 292.698 unidades no varejo, de janeiro a novembro. Com isso, a marca conquistou quase um ponto porcentual na participação de mercado. A operação brasileira é hoje a terceira maior em vendas da empresa no mundo.

No segmento de carros, a Ford cresceu 22,3%, com 212.584 unidades no varejo, e avançou 1,2 ponto porcentual na participação, que foi a 9,7%. O maior destaque foi o Novo Ford Ka, que atingiu 77.057 unidades, um crescimento de 34,4%. Em seguida vem o Fiesta Hatch, com 65.339 unidades, 22,3% mais que em 2008. O Fiesta Sedan cresceu 9% e somou 37.907 unidades.

Picapes e caminhões
A Nova Ranger, picape média lançada em julho com design repaginado e novo posicionamento de preço, somou 10.479 unidades até novembro. A compacta Courier vendeu 7.562 unidades e a F-250, líder das picapes grandes, somou 2.253 unidades, com destaque para o crescimento do modelo cabine dupla dentro do seu "mix".

No segmento de caminhões, a Ford vendeu 17.515 unidades e aumentou sua participação para 18,4%, um ganho de 0,9 ponto porcentual sobre 2008. Foi a marca que menos perdeu volume no período (9,6%), ante uma queda total da indústria de 14%. A Transit, linha de furgões e van de passageiros lançada no final de 2008, contribuiu para esse total com 863 unidades.

Lucro e exportações
No balanço financeiro, a Ford comemorou o 23º trimestre consecutivo de resultados positivos, com um ganho acumulado de US$396 milhões nos três primeiros trimestres de 2009. Os resultados também foram favoráveis no emprego, com a contratação de mais de 500 profissionais no ano, elevando a sua força de trabalho para cerca de 9.800 empregados.

As exportações da marca somaram US$408,3 milhões, uma queda de 49,3% em comparação com 2008, refletindo as dificuldades enfrentadas pelos demais mercados latinoamericanos, em contraste com a recuperação observada no Brasil. A redução das vendas externas foi responsável pela queda de 3,6% no volume total de produção, que somou 319.189 veículos.

Investimentos
Este ano, a Ford aprovou o maior investimento já feito em um único ciclo nos seus 90 anos de história no Brasil, no valor de R$4 bilhões no período de 2011 a 2015. O objetivo é preparar as operações para dar continuidade ao crescimento da Ford no Brasil, com níveis de competitividade globais e em sintonia com o avanço da economia brasileira.

Do total, R$ 2,8 bilhões serão aplicados na região Nordeste, para elevar a capacidade da fábrica de Camaçari a 300 mil unidades/ano, com a criação de cerca de  mil novos postos de trabalho, e modernização da unidade da Troller, em Horizonte, no Ceará.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *