Cloud Computing

Gartner discute adoção e desafios do cloud computing

Evento pretende estimular adoção na América Latina.

Segundo a empresa de pesquisas em tecnologia Gartner, os CIOs devem tomar medidas para gerenciar os novos riscos e os custos inesperados dos serviços em cloud. Isso se deve as rápidas mudanças do mercado, com a popularização do cloud computing e do offshoring. Esta e outras orientações sobre modelos de serviços de computação na nuvem serão apresentadas durante a VIII Conferência Gartner Outsourcing, que acontecerá entre 7 e 8 de junho, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

Segundo o Gartner, nos próximos anos a dinâmica do mercado determinará se a computação em nuvem representará o fim da terceirização tradicional, se levará à convergência de serviços e produtos, comercializados atualmente “como serviço”, ou se resultará na próxima geração de outsourcing. “Provavelmente vamos viver uma fase de equilibro dinâmico entre o velho e o novo, com um avanço expressivo do cloud em todas as frentes”, diz o analista do Gartner e chairman da Conferência, Cassio Dreyfuss.

Os negócios e serviços de cloud incluem todos os tipos de soluções que são desenvolvidas, empacotadas e embaladas como ofertas de terceirização de serviços, nas quais o fornecedor de TI utiliza a computação em nuvem como plataforma de entrega dos serviços. O Gartner refere-se a estes serviços como ‘cloud-enabled outsourcing service offerings’. Eles podem ser prestados diretamente pelo fornecedor ou por meio de um integrador que entrega soluções de negócios pré-concebidas e configuráveis, de forma oportuna e com boa relação custo-benefício.

“O outsourcing através de Cloud Services ainda é imaturo e cheio de perigos potenciais”, diz Dreyfuss. “O alvoroço em torno dos serviços de computação em nuvem aumentou o interesse, bem como a precaução dos CIOs, que estão tentando determinar onde, quando e como Cloud Services podem cumprir as promessas de entregar valor para os negócios. Este modelo apresenta grandes oportunidades e também grandes desafios de gestão. As empresas precisam compreender as mudanças provocadas por ele e desenvolver estratégias realistas e as competências de gestão necessárias”.

No novo cenário de Cloud Services, porém, agilidade, flexibilidade e inovação são atributos básicos e, dado o devido tempo de maturação, os provedores estarão entregando ao negócio o valor esperado. O mercado também espera maior escalabilidade, melhor custo-benefício e modelos de precificação pelo uso de recursos.

“Pesquisas recentes do Gartner ainda em fase de tabulação indicam que a América Latina está surpreendentemente atrás do resto do mundo na adoção de Cloud Services”, diz Dreyfuss. Segundo ele, apenas 16% dos CIOs da região indicam que já adotam alguma forma de Cloud Services (contra uma média mundial de 23%); e 59% deles não têm intenção de adotar Cloud nos próximos 3 anos (contra uma média mundial de 31%). “Na minha opinião, isso é uma miopia que precisa ser corrigida. Os serviços na nuvem fazem tanto sentido para os negócios que são inevitáveis apesar das limitações atuais. Não há tempo a perder. Os CIOs que adotarem uma visão de negócios vão se movimentar rapidamente para adotar cloud, trazendo para suas empresas uma  significativa vantagem competitiva”.

As inscrições para a VIII Conferência Gartner Outsourcing podem ser feitas pelo site, pelos telefones (11) 3074-9724 e 3073-0625 ou por e-mail. Grupos de quatro, sete ou 12 pessoas receberão descontos, conforme indicado no site oficial do evento.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *