Soluções

Gartner: principais previsões para mercados corporativo e consumidor de TI

O Gartner anunciou sua lista de previsões estratégicas para os próximos anos. Confira abaixo o que a consultoria prevê: 

Até 2027, os espaços de trabalho totalmente virtuais serão responsáveis por 30% do crescimento do investimento das organizações em tecnologias de metaverso para trazer uma nova experiência de escritório. A expectativa é que o metaverso proporciona experiências mais imersivas para atender a demanda de funcionários que querem mais flexibilidade, usando avatares em ambientes virtuais para interagir com a equipe. 

O Gartner entende que esses ambientes digitais oferecem a mesma economia de custo e tempo que a videoconferência, com os benefícios adicionais de melhor envolvimento, colaboração e conexão.  

Até 2025, sem práticas sustentáveis, a Inteligência Artificial (IA) consumirá mais energia do que a força de trabalho humana. Isso acontece porque o desenvolvimento de IA pede por mais recursos de computação, que acabam consumindo ainda mais energia. Se as práticas atuais de IA permanecerem inalteradas, a energia necessária para as ações do tipo poderá representar, até 2030, cerca de 3,5% do consumo global de eletricidade.  

Até 2026, os ataques de negação de serviço realizados por cidadãos (cDOS) com o uso de assistentes virtuais para encerrar operações poderão se tornar uma forma de protesto mais frequente. Isso se deve àss reclamações contra organizações (governamentais ou não), estão cada vez mais presentes no mundo digital. 

O Gartner também prevê que até 2025, 37% dos consumidores tentarão usar um assistente virtual para interagir com o atendimento ao cliente em seu nome enquanto aguardam uma resposta, por exemplo. Essas interações legítimas utilizando esse recurso abrirão caminho para protestos. Até 2024, os cidadãos poderão afetar um contact centers de instituições que fazem parte da publicação “Fortune 500” por meio desses ataques.   

Até 2025, os ecossistemas de nuvem consolidarão o cenário de fornecedores em 30%, deixando os clientes com menos opções e menos controle sobre o destino de seu software. Conforme a tecnologia de nuvem amadurece, a necessidade de ferramentas de integradores e terceiros diminui, porque os fornecedores podem lançar recursos mais rapidamente e, assim, se tornarem seguidores rápidos da inovação devido à velocidade e agilidade do desenvolvimento em ambientes Cloud.  

Até 2025, a “volatilidade do trabalho” fará com que 40% das organizações relatem uma perda material de negócios, forçando uma mudança na estratégia de talentos da aquisição para a resiliência. Nos anúncios corporativos e divulgações financeiras, as instituições destacarão cada vez mais mudanças estratégicas devido à incapacidade de disponibilizar suporte a produtos ou serviços existentes, além de lançar vagas de emprego devido aos desafios da força de trabalho. 

Até 2025, a aceitação dos acionistas de investimentos especulativos dobrará, tornando-os uma alternativa viável aos gastos tradicionais em P&D para acelerar o crescimento. Isso será uma forma de encontrar vantagens em meio à incerteza e volatilidade.  

Até 2027, os modelos de plataforma de mídia social mudarão de “cliente como produto” para “plataforma como cliente”, com identidade descentralizada, vendida por meio de mercados de dados. O Gartner diz que o paradigma atual de usuários que precisam provar sua identidade repetidamente em serviços on-line não é eficiente, escalável ou seguro. A Web 3.0 permite novos padrões de identificação descentralizados que introduzem vários benefícios disruptivos, incluindo dar aos usuários mais controle a respeito de quais dados eles compartilham, eliminando a necessidade de provas de reconhecimento repetidas e oferecendo suporte a serviços de autenticação comuns.  

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *