Internet das Coisas

Gestão de dados e integração são desafios para o mercado de veículos conectados

Especialistas debatem quais os desafios para que os veículos se tornem mais conectados e autônomos 

O mercado automotivo passa por intensa transformação, puxada não só pela necessidade de maior automatização da manufatura, mas também dos próprios veículos. Hoje, há demanda por eletrificação, automação e conectividade nos carros e isso impacta diretamente no funcionamento dessa indústria. No IoT Business Forum, evento realizado semana passada, representantes de diversos elos dessa cadeia discutiram os desafios do setor.

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Para André Carvalho, gerente de Soluções Digitais na Stoneridge, fabricante de sistemas automotivos, diz que o desafio é gerir os dados que os veículos capturam, indo desde o processamento até o armazenamento. Em sua visão, as empresas não sabem o que fazer com esses dados, que acabam tomando grandes volumes. 

Gian Ricardo, doutor em Engenharia Eletrônica e Computação e professor da UFSC, diz que os dados geram grande custo para garantir integridade e privacidade às empresas automotivas. A Tesla, por exemplo, foi processada este ano por seus funcionários terem acesso a vídeos das câmeras de carros de clientes. 

Fabio Acorci, diretor comercial corporate da seguradora Ituran, complementa que as empresas, incluindo as de seguros, precisam saber gerir o armazenamento de dados para que eles virem informação. Fora isso, será apenas um gasto que não trará retorno. 

A integração é outro desafio. Fernando César, CEO da UniQ Hub, especialista em gestão de transporte, diz que há muitas fontes de dados (veículos, tráfego, etc) e que é necessário simplificar as plataformas para a tomada de decisão. “Precisa ter mais inteligência e a informação precisa chegar de forma simples.” 

Isso também pode impactar no preço do veículo, conforme diz o professor Gian Ricardo, que acredita que a simplificação pode diminuir o custo de integração de sistemas para não aumentar no preço final do carro. 

 

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