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Google Cloud anuncia novidades para IA generativa

Hoje (9/4), no Google Cloud Next ’24, a empresa anunciou uma ampla gama de inovações ligadas à inteligência artificial generativa (GenAI), desenvolvidas para capacitar empresas, desenvolvedores e criadores e, assim, impulsionar o sucesso do cliente. Dentre os anúncios estão novidades de infraestrutura otimizada com IA e disponibilidade da versão preview do Gemini 1.5 Pro – modelo de IA mais eficiente, com avanço na compreensão de contextos longos.

Após lançar o seu hipercomputador de IA, o Google Cloud anunciou a chegada dos chips A3 mega, Nvidia HGX B200 e Nvidia GB200 NVL72, que suportam cargas de trabalho mais exigentes, assim como opções de armazenamento otimizadas para IA e a disponibilidade geral do TPU v5p, o acelerador de IA do Google Cloud mais poderoso, escalável e flexível para treinamento e inferência, com quatro vezes mais poder de computação por módulo em comparação com a sua geração anterior.

Com disponibilidade na versão preview ainda este ano, a empresa anunciou os novos processadores Google Axion, a primeira CPU personalizada baseada em Arm do Google Cloud projetada para os data centers. Também revelou que está habilitando a IA para a borda (edge computing), ambientes isolados e nuvens soberanas

Já com foco na segurança orientada por IA, o Google Cloud anunciou novos recursos de segurança desenvolvidos pelo Gemini no intuito de aprimorar a inteligência contra ameaças e a resposta a incidentes. Por meio da linguagem natural, a IA do Google Cloud irá fornecer insights profundos sobre o comportamento dos atores da ameaça, informar sobre detecções, resumir dados dos problemas encontrados e fazer recomendações aos usuários por meio do chat.

Expandindo o Gemini no Google Workspace

A fim de tornar a colaboração e a criação de conteúdo ainda mais criativa, a suite de trabalho colaborativo do Google anunciou novidades no Gemini para Workspace, o colaborador de IA integrado ao Gmail, Documentos, Planilhas e muito mais.

  • Google Vids: Com lançamento previsto para junho deste ano no Workspace Labs, o Google Vids é um assistente de criação de vídeo com tecnologia de IA que interpreta dicas de escrita, produção e edição em um só lugar, possibilitando a geração de um storyboard e, após a escolha de um estilo, a composição de um primeiro rascunho com cenas sugeridas a partir de stock vídeos, imagens e música de fundo.
  • Recursos no Google Meet e no Google Chat: um assistente com tecnologia de IA para resumir conversas ou responder perguntas no Google Chat (ainda em versão preview), ou no Google Meet por meio de funções sobre como “Faça anotações para mim” – que está em versão preview para os clientes do Google Workspace -, ou “Traduzir para mim”, que chegará em junho deste ano e será capaz de detectar e traduzir automaticamente legendas no Meet com suporte para 69 idiomas, incluindo português e espanhol.
  • Vertex AI no Workspace: Para facilitar a criação de agentes de IA personalizados de acordo com as necessidades de cada organização, com Model Garden na Vertex AI, o usuário pode escolher o modelo mais adequado entre mais de 130 opções e incorporá-lo em aplicativos de produtividade (Docs, Gmail e outros), agilizando fluxos de trabalho, melhorando a colaboração e economizando tempo.
  • Novo plug-in de segurança de IA: Agora, os administradores do Workspace podem classificar e proteger automaticamente arquivos e dados confidenciais usando modelos de IA que preservam a privacidade e controles treinados de prevenção contra perda de dados para a sua organização.

Casos de uso de IA no Brasil

O Next ’24 também trouxe novidades sobre como as empresas brasileiras estão construindo seus futuros com base na nuvem do Google. Confira alguns destaques:

Mercado Livre: Para proteger seus usuários de possíveis golpes, o Mercado Livre está usando a IA do Google Cloud para atuar na prevenção de fraudes analisando milhões de imagens, extraindo textos e identificando atividades suspeitas. Para conceder créditos por meio do serviço Mercado Crédito, a varejista também utiliza a IA do Google Cloud para analisar as informações, solvência e pontuação de crédito das pessoas. Com essas verificações, e outras como histórico de pagamentos e confirmação de gestão, consegue automatizar a avaliação do risco de crédito e agilizar o processo de aprovação de crédito com rapidez e acesso conveniente. O Mercado Livre é também uma das primeiras empresas a testar o Gemini Ultra e o Gemini 1.5 Pro para casos de uso como agentes, assistentes de publicação, entre outros.

Dasa: Maior empresa de diagnósticos médicos do Brasil, a Dasa está criando ferramentas para melhorar a experiência do paciente e fornecer atendimento personalizado em sua medicina diagnóstica, hospitais e rede de gerenciamento de atendimento. A empresa está usando as tecnologias de IA generativa do Google Cloud para ajudar os médicos da rede a detectar de forma mais rápida achados relevantes nos resultados dos exames.

Grupo Casas Bahia: A fim de otimizar as buscas e recomendações de produtos por meio da IA nos aplicativos móveis das marcas de e-commerce Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, o Grupo Casas Bahia adotou a IA do Google Cloud e atingiu um aumento de 28% na eficácia de seus aplicativos móveis.

Sami: Está usando a IA generativa do Google Cloud para resumir os atendimentos em seu chat em um único documento, atingindo uma taxa de aprovação de 81% desses conteúdos sem nenhuma necessidade de edição. Como resultado, os coordenadores de cuidado passaram a ter 700 horas poupadas todo mês e, consequentemente, passaram a ter mais riqueza de detalhes sobre cada paciente, e solidez nas informações recebidas pelos médicos.

Trakto: Startup de design 100% brasileira, a empresa lançou a Trakto.Studio, solução que usa a IA generativa do Google Cloud para interpretar a identidade visual de cada marca e, assim, permitir a criação de peças estáticas e vídeos de forma automática e escalável para cada cliente.

Banco BV: Hoje, a instituição usa a IA do Google Cloud em aproximadamente 250 modelos de machine learning que são utilizados para ciclo de crédito, segmentação, melhor oferta do cliente dentre outras aplicações. O BV especializou os seus serviços e ofertas em função dos insights gerados através dos algoritmos.

 

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