Estratégias

Governo americano traz franquias de alimentação para o país

Marcas sediadas nos Estados Unidos elegeram o Brasil como destino prioritário. Expectativa é geração de negócios da ordem de R$ 100 milhões na primeira fase de operação.

A Global Franchise Consulting, empresa especializada em franquias e desenvolvimento de canais de distribuição de produtos e serviços, acaba de assinar contrato com o US Commercial Service – órgão oficial do Governo dos Estados Unidos – para buscar empresas e investidores da área de alimentação interessados em comprar franquias (a maioria máster) de nove novas marcas de alimentação norte-americanas. A expectativa é de geração de negócios da ordem de R$ 100 milhões na primeira fase de implantação das novas franquias no País.

As novas marcas que buscam franqueados máster brasileiros são: Buffalo Wild Wings, Dairy Queen, Cinnabon, Carvel – Ice Cream, Schlotzky’s – Deli, Moe’s Southwest Grill, Auntie Anne’s Pretzels, Garrett – Popcorn Shops e Wing Zone.

Nesta primeira etapa de implantação no Brasil, os franqueadores norte-americanos negociarão contratos de exclusividade com investidores e empresários da área de alimentação. Além da implantação e desenvolvimento, os norte-americanos terão que franquear as marcas nacionalmente e regionalmente. A Global Franchise foi contratada para auxiliar o US Commercial Service nesta etapa inicial de captação dos interessados devido à experiência da empresa na introdução de franquias estrangeiras no país.

Segundo Paulo César Mauro, presidente da Global Franchise Consulting, entre os países do chamado BRIC, o Brasil foi escolhido como destino preferencial de franquias norte-americanas, especialmente do segmento de alimentação. “O País conta com um consumidor ávido por novidades e a alimentação fora de casa cresce de forma acelerada, em função do aumento da renda da população”, explica, citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): de acordo com a última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008/2009), o grupo alimentação fora do domicílio cresceu, em seis anos, de um quarto (25,7%) para um terço (33,1%) do orçamento das famílias urbanas.

Em relação a fornecimento de equipamentos e matérias-primas, o Brasil também oferece vantagem em relação a outros países emergentes. “Temos normas rigorosas em relação aos alimentos e uma grande oferta de produtos frescos como carnes, vegetais, farinhas e todas as matérias-primas necessárias para que marcas estrangeiras desenvolvam cadeias de fornecedores locais de alta qualidade”, explica Mauro.

 

 

 

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *