
O projeto do governo brasileiro de antecipar o acesso à banda larga ao Amapá via rede óptica obteve avanços durante reunião ocorrida na última semana, no Palácio do Itamaraty. Ficou estabelecido que, no próximo dia 21, representantes do Ministério das Comunicações, Telebrás, Casa Civil e Anatel prosseguirão na análise das alternativas capazes de materializar a interconexão de Macapá com a Guiana Francesa.
Dentre as alternativas em análise, constam tanto o emprego de “fibra enterrada” quanto o emprego de rede elétrica de alta tensão contemplada com cabo OPGW (cabo de para-raios das redes de alta-tensão do setor elétrico). Atualmente, a conexão à internet na região é feita por satélite.
Outra decisão tomada durante o encontro é que a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) vai concluir, até o dia 28, um levantamento sobre a demanda de banda larga do estado. O estudo vai determinar a necessidade de conexão à internet de setores como órgãos públicos, empresas privadas, instituições de ensino, hospitais e usuários domésticos.
O objetivo das duas medidas é fazer um levantamento dos custos, da viabilidade econômica e do tempo que o Governo Federal necessitará para levar a conexão à internet de qualidade ao Amapá. A proposta de ligar via fibra óptica o estado à Guiana Francesa faz parte do acordo de cooperação Brasil-França. Dois grupos, um de cada país, estão avaliando os aspectos técnicos e econômicos do projeto.
“No caso do Amapá, o que buscamos é possibilitar o acesso à internet segura e de qualidade já em 2011, antes da chegada do Linhão de Tucuruí, previsto para 2013”, explica o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho. O objetivo do Governo Federal é garantir o quanto antes a conexão em banda larga a todas as regiões brasileiras, complementa.
A interligação entre o Amapá e a Guiana Francesa será feita pela rota Caiena – São Jorge – Oiapoque – Calçoene – Macapá. Os municípios de Caiena e São Jorge estão na Guiana Francesa e os outros três municípios pertencem ao Amapá. O trecho entre Calçoene e Macapá já conta com cabo óptico pela rede da Eletronorte. O novo trecho a contar com fibra óptica via rede elétrica de alta tensão ligará Calçoene a Oiapoque.