Intenção é centralizar serviços em plataforma única. Levantamento será realizado com ministérios, mas pasta importantes, como Saúde e MCTIC, ficam de fora.

SUS usará biometria para identificar pacientes
MCTIC muda fonte de recursos e terá acesso a mais R$ 1,7 bilhão para orçamento de 2017
Segundo a secretária-adjunta de Gestão do MP, Aline Soares, o censo será uma experiência piloto. “É uma oportunidade inédita que teremos para conhecer de forma mais estruturada os serviços ofertados pelo governo federal e nos apropriar destas informações para priorizarmos ações de simplificação e digitalização que resultem em melhorias para os cidadãos”, diz.
Os primeiros ministérios a participar terão até o dia 30 de janeiro para responder ao questionário. O censo irá detalhar nome, etapas do serviço, a quem se destina, documentos necessários, quantidade de etapas (para o cidadão), estágio de digitalização do serviço, entre outros. Os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Saúde, que toca um projeto próprio de digitalização, ficaram de fora desta primeira fase.
“Após o primeiro levantamento, iremos avaliar se há necessidade de readequar a metodologia para a captação das informações. Em seguida o censo será aplicado nos demais órgãos e entidades da Administração Pública Federal”, afirma Aline.
Depois da catalogação serão identificados as necessidades e obstáculos de cada instituição para implantação de ferramentas digitais. Isso permitirá ao cidadão e empresas solicitar e acompanhar serviços públicos, sem necessidade de atendimento presencial, inclusive por meio de dispositivos móveis.
“A identificação dos serviços com potencial de serem parcial ou totalmente digitalizados simplificará e trará maior agilidade ao cidadão na requisição e utilização dos serviços públicos prestados pelo governo federal”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. A iniciativa está alinhada ao Decreto-Cidadão (6.932/09), que institui a Carta de Serviços ao Cidadão e ao recém-publicado Decreto nº 8.936/16, que institui a Plataforma de Cidadania Digital.
As pastas participantes da primeira etapa do censo serão:
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União
Ministério do Turismo
Ministério da Justiça e Cidadania
Ministério da Cultura
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Ministério das Cidades.