
Com a proposta de manter seu Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) sempre em sintonia com as últimas tendências na cadeia de suprimentos, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil implementou tecnologias para tornar a experiência do visitante mais interativa. Depois de apresentar as novidades do CIT em São Paulo, em operação na sede desde 2014, agora é a vez de mostrar os conteúdos e inovações implementadas no CIT de Brasília, localizado no escritório que a associação abriu na capital federal.
CONTEÚDO RELACIONADO – Pure Storage usa IA e automação para transformar infraestrutura
O CIT do Distrito Federal começou a funcionar em 2017 e tinha, no começo, um caráter mais institucional, de forma a apresentar a história da GS1 e contar sobre seus padrões. Com a aproximação de uma cidade que respira política, a associação entendeu que era necessário adequar os conteúdos às soluções que são mais procuradas, e o resultado principal foi a rastreabilidade, pesquisas e indicadores da GS1.
A própria demonstração dos padrões GS1, por exemplo, passou a levar em conta vivências mais próximas. Um dos cases apresentados é o da Marinha, um projeto novo que está em andamento e que permite a identificação de todo o fardamento.

Exemplo de solução de automação desenvolvida pela GS1 (foto: divulgação).
A partir desta constatação, o CIT recebeu painéis que demonstram os temas da rastreabilidade e de indicadores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O painel da rastreabilidade permite ao visitante acompanhar como funciona todo o processo de padrões na cadeia de suprimentos, desde o processo produtivo até a chegada ao consumidor final. Ele também pode interagir, por touch, com as etapas do processo para ver como ele funciona na prática.
Também fazem parte da apresentação a rastreabilidade de alimentos e de medicamentos, áreas em que a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil desempenha papel fundamental junto ao governo federal, auxiliando em projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para o painel de Indicadores e Pesquisas, os visitantes têm acesso ainda a outros serviços da GS1 Brasil, como o Radar Empresarial e o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, ambos produzidos pela instituição e que têm como objetivo oferecer informações de mercado que possam auxiliar governos e iniciativa privada na tomada de decisões.
Todas as soluções são apresentadas pela anfitriã Cody, um robô que fala, dança e interage com o público, deixando o ambiente mais lúdico e tornando as explicações sobre padrões e soluções mais leves e didáticas, uma vez que o CIT recebe todos os tipos de públicos. As visitas presenciais estão sendo agendadas para pequenos grupos, de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.