A projeção foi anunciada pela associação 3G Américas que aponta um crescimento anual perto dos 20%.
A 3G Americas, associação da indústria sem fio que representa a família GSM de tecnologias, inclusive a HSPA e a LTE, anuncia que a GSM-HSPA deverá chegar a quatro bilhões de conexões móveis mundialmente em setembro de 2009. O número representa um grande marco para o setor, pois nenhuma outra inovação tecnológica atingiu uma escala semelhante em termos de penetração. De acordo com a associação, em um grupo de 10 pessoas, mais de seis já utilizam a tecnologia.
Outro destaque é o crescente número de assinantes 3G em todo mundo para a tecnologia UMTS-HSPA; foram 57% nos últimos 12 meses (até junho de 2009), segundo a consultoria Informa Telecoms & Media’s World Cellular Information Service. Com mais de 377 milhões de assinantes no final do primeiro semestre de 2009, a UMTS-HSPA atraiu 137 milhões de novas conexões nos últimos 12 meses.
A região da América Latina e do Caribe continua a mostrar uma curva de crescimento distinta para assinaturas de tecnologias GSM-HSPA. No final do segundo trimestre de 2009, a CDMA teve uma queda no número de assinaturas enquanto a GSM registrou crescimento de 22% e atingiu mais de 433 milhões de conexões com uma participação de mercado de 90%.
Em relação a economia global, nota-se que na região das Américas a evolução 3GPP da GSM para a HSPA teve um crescimento anual superior a 19% até junho de 2009 (2Tri) e atingiu 561 milhões de assinantes e participação de mercado de 72%. Mundialmente, a GSM-HSPA cresceu 20%, tendo quase 645 milhões de novas conexões no mesmo período de 12 meses.
Atualmente, a região da América Latina e Caribe possui 49 redes UMTS-HSPA em operação comercial, em 24 países. Mundialmente, são 277 redes comerciais, em 116 países. Além disso, 11 redes passaram por um upgrade e operam com tecnologia HSPA+. De acordo com a consultoria Informa Telecoms & Media, até 2012, a UMTS-HSPA deve atingir o marco de um bilhão de assinantes.
“Máquinas inovadoras como o carro, telefone, televisão e o computador pessoal transformaram o mundo e impactaram diretamente na vida das pessoas. Dos grandes inventos, nada se compara ao impacto gerado pela telefonia móvel sem fio. Em alguns países, a penetração tecnológica já ultrapassou a marca dos 100%. Hoje, além das pessoas, aparelhos se conectam por meio da tecnologia GSM”, afirma Chris Pearson, presidente da 3G Americas.