O Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançou o portal de Teleorientação Multiprofissional (http://www.telehaoc.com.br/#/home) para tirar dúvidas de profissionais de saúde da rede pública sobre o novo coronavírus. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Responsabilidade Social da instituição em parceria com o Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Hospital Oswaldo Cruz inicia digitalização com o apoio da Cisco
A proposta é que esse canal de comunicação online funcione como um suporte multiprofissional, com orientações sobre rotinas e processos assistenciais para os agentes de saúde que estão atuando na linha de frente nos atendimentos relacionados à pandemia nos hospitais públicos brasileiros. Compatível com sistemas operacionais iOS e Android, o portal é uma ferramenta multiplataforma, possibilitando o acesso por meio de tablets, celulares, além de desktops, com respostas em tempo real.
O portal de Teleorientação Multiprofissional funciona em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira. Nas duas salas virtuais atuam uma equipe formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que ficam à disposição para participar de teleconferências individuais com os profissionais dos hospitais públicos. Não há limitação de tempo para cada consulta virtual e as conversas são mantidas em sigilo.
Além disso, na seção “perguntas mais frequentes” do site, os profissionais de saúde podem acessar um banco de questões elaboradas pelos especialistas do Hospital sobre a doença. No portal também é possível acessar uma biblioteca com normas, protocolos e informativos do Ministério da Saúde relacionados ao novo coronavírus.
Proadi-SUS
Desde 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz faz parte do grupo de cinco hospitais que atuam no âmbito do Proadi-SUS. A instituição realiza estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas em gestão de saúde. Os projetos são realizados com base em temas prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e são executados por um período de três anos, podendo ser renovados conforme as demandas da pasta.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.