Akna

Hospital da PUC-Campinas incorpora smartphones ao fluxo de trabalho para facilitar vida de médicos e pacientes

Solução de mobileCare da MTM agiliza atendimento e simplifica a gestão dos profissionais de saúde, que podem verificar prontuários e resultados de exames de seus clientes via aplicativo. Pacientes também utilizam tecnologia. 

O Hospital e Maternidade Celso Pierro, pertencente à Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP), decidiu aderir à mobilidade através de smartphones. Para isso, a instituição contou com a plataforma mobileCare da MTM Tecnologia, desenvolvedora de soluções para tecnologias móveis, facilitando o relacionamento com médicos e pacientes, além de agilizar o atendimento dos serviços prestados pelo hospital. 

O mobileCare é uma plataforma que permite incorporar os smartphones aos fluxos de trabalho das instituições de saúde. Funciona completamente integrada aos principais sistemas hospitalares do mercado. Com ela, é possível configurar a solução para consultar no smartphone qualquer informação clínica, fluxos completos de atendimento e de aprovação, envio de alertas e mensagens para os médicos e pacientes usuários dos apps, e outras aplicações.

Tecnologia brasileira que substitui cadáveres em cursos de medicina é utilizada no Peru

Segundo Margareth Camargo, gerente de TI do Celso Pierro, a adoção da plataforma mostra a mudança de postura do hospital, agora focada na experiência e segurança dos médicos e pacientes por meio da incorporação de um canal digital baseado em plataformas móveis. 

“Com a plataforma, nossos médicos e pacientes conseguirão acessar todas as informações de interesse, compartilhar exames, receber mensagens e realizar solicitações a nossa instituição de forma prática e segura direto do smartphone”, diz a executiva. “Além disso, por se tratar de um hospital universitário, é muito importante que os nossos médicos preceptores possam acompanhar as atividades dos residentes a qualquer momento.”  

Além do acesso a informação, está em implantação a adoção do mobileCare em processos críticos, permitindo que médicos realizem a revisão e aprovação de prescrições medicamentosas direto do smartphone, garantindo o monitoramento de todo o processo. Assim, será possível substituir o uso do telefone pela plataforma para que os médicos especialistas possam acessar a ficha do paciente e aprovar medicamentos de forma mais segura e simples. 

Hospital desenvolve diversos aplicativos para facilitar processos de trabalho 

Como as funcionalidades da plataforma mobileCare são adotadas em fases, seguindo o modelo tradicional de evolução contínua praticado pelos aplicativos mobile, o hospital decidiu que ia incorporar novos aplicativos conforme o crescimento do projeto. 

O mobileCare Médicos, por exemplo, é direcionado aos profissionais e possibilita visualizar pelo smartphone as informações sobre o hospital e seus pacientes, como prontuário e resultados de exames, além do recebimento de notificações, como aviso de liberação de resultados de exames de seus pacientes e informativos internos. 

Pelo aplicativo também é possível que médicos infectologistas validem medicamentos prescritos por outros médicos, acompanhem repasses de honorários e dos atendimentos dos pacientes, incluindo prescrições, evoluções, exames do atendimento e resumo da alta.  

Já o aplicativo PUC-Campinas Pacientes tem como objetivo potencializar, facilitar e aprimorar o atendimento e a rapidez na disponibilização das informações e dos serviços oferecidos pelo Celso Pierro. O aplicativo permite atualizar os dados cadastrais, verificar resultados de exames, consultar as unidades acessíveis, especialidades atendidas, médicos e convênios disponíveis e receber notificações como avisos, resultados de exames, agenda de consultas e exames, incluindo para o SUS e informativos institucionais.  

O mobileCare atende hospitais e laboratórios, unificando todos os canais de relacionamento entre instituição, médicos e pacientes por meio dos seus smartphones. A plataforma conta com apps móveis para médicos e pacientes e uma solução de retaguarda web para a gestão dos apps, envio de mensagens e gestão das solicitações dos usuários. Em breve, será possível compartilhar exames e realizar pré-agendamentos de consultas e exames diretamente pelo aplicativo.

Compartilhe: