Casos de sucesso

HP anuncia fim da marca EDS

Com a aquisição de uma das maiores empresas de serviços em TI, fabricante anunciou nesta quarta-feira que mudará a marca da EDS para HP Enterprise Services e usar como estratégia a força do nome HP para disputar de frente contra concorrentes como a IBM.

A mudança de nome vem de um ano após a HP adquirir a líder de mercado por US $ 13,9 bilhões, cujo negócio colocou a empresa no topo do mercado de serviços de TI, atrás apena de seu maior concorrente, a IBM. A fabricante também anunciou que irá mudar o nome da Technology Solutions Group da HP Enterprise Business, portfólio que inclui servidores, armazenamento, software, redes e serviços de tecnologia.

Hoje, os grupos que agora compõem a HP Enterprise Business representaram 47% do faturamento da HP e 60% de sua não-GAAP (em português: Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos de Contabilidade) lucro operacional no terceiro trimestre do ano fiscal 2009 da empresa. De acordo com os executivos da empresa, as mudanças refletem na força da marca HP no quesito de tecnologia daqui para frente.

"Nós estamos combinando a forte marca de serviços que a EDS tem construído ao longo dos últimos 47 anos com a liderança da HP em tecnologia para se tornar o principal fornecedor de serviços de TI", aposta Joe Eazor, vice-presidente sênior e gerente geral da HP Enterprise Services.

A HP ainda trilha junto com a IBM no mercado de serviços, mas a confiança da empresa na sua própria marca, em parte, levou a decisão de abandono da marca EDS, dizem analistas.

"Esta é uma aposta bastante significativa para a HP. Eles estão continuando o plano de integração para trazer a EDS para a cultura da empresa, mas tendo em vista uma aposta que a marca HP será melhor para trazer o negócio do que o nome legado EDS ", diz Mark Mayo, sócio e presidente da gestão de recursos globais da TPI, empresa de pesquisa global de terceirização da indústria. "A HP está apostando que este será um passo positivo, e é muito difícil dizer ainda se é um brilhante ou uma má jogada para deixar a marca da EDS para trás.

Embora a mudança de nome seja esperado como o próximo passo lógico nos planos da HP de integração, os especialistas da indústria que o caso marca como o fim de uma era. Isso porque a EDS foi fundada em 1962 e em certo sentido se estabeleceu com líder no mercado de serviços de TI por 25 anos, junto com a IBM e a CSC. Agora, com empresas como a Dell adquirir Perot Systems e consolidação da indústria, a mudança do nome EDS é considerada entre os analistas como "um verdadeiro divisor de águas".

Se você der um passo para trás e ver como o mercado mudou, a perda do nome da EDS é considerado como indicativo de toda a peça global que empresas de terceirização de hoje devem enfrentar", diz Mayo. "O mercado está se consolidando e ações como o que a Dell fez é vista como a maior parte da tendência. É tudo uma evolução, mas a EDS praticamente fundou a indústria de terceirização e que o nome é muito conhecido. É definitivamente uma perda".

Fonte: Agência Internacional

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *