A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a entrega do novo supercomputador mais rápido do mundo, o El Capitan. Ele será usado pelo Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE). O feito dá à HPE a distinção de ter construído os únicos três sistemas em exoescala do mundo, segundo a lista TOP500, publicada este mês.
CONTEÚDO RELACIONADO: HPE traz novo portfólio de supercomputadores e servidores para IA
Com um desempenho de 1,742 exaflops² e alcançando 58,89 gigaflops por watt, o El Capitan, com resfriamento líquido direto e sem ventoinhas, também está entre os 20 sistemas mais energeticamente eficientes do mundo, de acordo com o ranking Green500.
A expectativa é de que El Capitan coloque os Estados Unidos em uma vantagem competitiva em segurança nacional e capacitará os Tri-Labs da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) – o LLNL, o Sandia National Laboratories e o Laboratório de Los Alamos. O supercomputador vai apoiar iniciativas de segurança nacional, como proteção do arsenal nuclear estadunidense. O LLNL também poderá utilizar modelos de inteligência artificial (IA) para cargas de trabalho confidenciais e não-confidenciais.
O LLNL diz que a máquina permitirá realizar a modelagem e simulação 3D de alta fidelidade e que uma grande equipe já está preparada para aproveitar o poder deste sistema — muitos deles com o apoio da HPE no Centro de Excelência.
O El Capitan também executará objetivos secundários relacionados à manutenção da segurança nacional, como a não-proliferação nuclear e o combate ao terrorismo, além de ser utilizado para descoberta de novos materiais, análise de dados nucleares e ciência de alta densidade energética, como a pesquisa de fusão por confinamento inercial realizada no National Ignition Facility. Os insights obtidos com a pesquisa realizada no El Capitan também contribuirão para projetos não-confidenciais nas áreas de segurança energética, mudança climática, modernização da rede elétrica, descoberta de medicamentos e outros campos.
Configurações técnicas
A plataforma que possibilita o desempenho do El Capitan é baseada em tecnologia avançada, ancorada pela solução de supercomputaçãoda HPE, o HPE Cray EX, equipado com os APUs AMD Instinc MI300A, que integram núcleos de CPU e GPU com memória de alta largura de banda em um único pacote. A interconexão HPE Slingshot e uma solução para armazenamento personalizado também fazem parte dessa configuração.
O HPE Slingshot, uma rede de alta velocidade baseada em Ethernet, serve como a espinha dorsal do poder coletivo do El Capitan, permitindo que grandes cálculos sejam realizados nos mais de 11.000 nós do sistema. Como parte desta parceria público-privada, o LLNL e a HPE co-desenvolveram uma solução personalizada de armazenamento local próximo ao nó para reduzir a latência, configurável dinamicamente e com uma estrutura em camadas integrada a um sistema de arquivos Lustre globais, compartilhado por todos os nós de computação.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.