Casos de sucesso

IA generativa acelera em até 60% a codificação de software em clientes da Compass UOL

Solução da empresa tem sido aplicada nos mais diversos segmentos de negócio, como varejo, bens de consumo, finanças, petróleo, mineração e agricultura 

O AI Cockpit, inteligência artificial generativa (GenAI) da Compass UOL, trouxe ganhos de eficiência de 40% a 275% em algumas das etapas da engenharia de requisitos – como a criação de casos de uso – e de 20% a 60% na etapa de codificação em clientes da empresa. Segundo a Compass UOL, são mais de 20 clientes que se beneficiaram da solução de GenAI e a expectativa é de que possa acelerar os ganhos no processo de desenvolvimento de software em até 114% nos próximos dois anos.

CONTEÚDO RELACIONADO: Metade das funções dos líderes de engenharia de software exigirão supervisão da IA Generativa

A solução da Compass UOL é uma plataforma que reúne e conecta uma seleção de ferramentas de IA Generativa e plataformas de automação com o objetivo de agilizar todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software em suas cinco fases: análise; design; implementação; testes; e manutenção. 

O AI Cockpit se fundamenta sobre o Metrics, módulo da plataforma que proporciona gestão à vista via mais de 40 indicadores. Ele gera métricas e insights a partir de informações extraídas de soluções como o Jira ou o Azure DevOps. Além de disponibilizar mais de 40 indicadores, o AI Cockpit Metrics possibilita a identificação de ineficiências, gargalos e obstáculos presentes na operação.  

Conforme as equipes se habilitam na ferramenta ocorrem impactos positivos que abrangem desde a gestão à vista, o suporte e a melhoria contínua até métricas consolidadas na comunidade ágil, o incentivo às boas práticas e insights para melhorar o fluxo de valor do trabalho. 

Engenharia de software assistida por IA

A Compass UOL optou por mudar sua abordagem na construção de software depois de realizar um estudo, no início de 2023, que comprovou que os novos modelos de IA Generativa devem ser capazes de apoiar a reduzir pela metade o tempo necessário para concluir um projeto de software comum nos próximos dois anos. Nesse levantamento, engenheiros de software experientes constataram que, em média, os projetos podem ter uma drástica redução no tempo de desenvolvimento ao serem assistidos por ferramentas de IA Generativa. 

Por exemplo: um analista de negócios poderia utilizar ferramentas de IA Generativa para acelerar a coleta de requisitos, alimentando-as com mensagens de voz ou gravações de reuniões de um cliente. Da mesma forma, poderia se valer dessas ferramentas para gerar automaticamente todos os casos de uso de uma aplicação – tarefa que costuma ser trabalhosa no início de cada projeto de software. 

Outro exemplo dado pelos engenheiros é o uso de ferramentas de GenAI no processo de codificação, permitindo aos desenvolvedores se beneficiarem simplesmente solicitando à ferramenta sugestões de códigos para solucionar um determinado problema. 

O estudo também revela que engenheiros de software têm receio de que, no futuro, a IA possa desenvolver software melhor do que os humanos. No entanto, a Compass UOL prevê um papel fundamental para os desenvolvedores na engenharia de software, com eles atuando de forma assistida e orquestrando a IA. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *