Economia Digital

IA generativa via dominar metade do mercado de desenvolvimento de games em 5 a 10 anos

Pesquisa da Bain & Company revela que 60% dos executivos de jogos acreditam que a IA generativa não aliviará a escassez de talentos, enquanto apenas 20% acreditam que reduzirá custos.

Mais da metade do processo de desenvolvimento de videogames será apoiado por IA generativa nos próximos cinco a 10 anos, de acordo com uma nova pesquisa da Bain & Company. Para o estudo “Como a IA generativa mudará a indústria de videogames”, a Bain entrevistou 25 executivos de jogos de todo o mundo e descobriu que, embora a maioria dos entrevistados espere que a IA generativa melhore a qualidade dos jogos e os entregue mais rapidamente, poucos executivos (20%) acreditam que reduzirá os custos de desenvolvimento. Além disso, 60% dos entrevistados disseram que não esperam que a IA generativa tenha um impacto significativo sobre o talento e, portanto, não acreditam que ajude a aliviar a escassez de talentos na indústria.

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“Embora a maioria dos executivos com quem conversamos acredite que a IA generativa possa libertar os desenvolvedores do trabalho mundano, eles não acreditam que ela substituirá a centelha criativa necessária para o desenvolvimento de jogos, enfatizando a importância da supervisão humana”, disse Andre James, chefe global da Bain’s Media & Prática de entretenimento. “Apesar dos desafios de implementação, a maioria dos entrevistados espera que a IA generativa afetará os jogos de uma forma muito maior do que os impactos sentidos por outras tecnologias, como a realidade virtual (VR) e os jogos em nuvem.”

Casos de uso em evolução

Durante a próxima década, a maioria dos executivos espera que a maioria dos casos de uso de IA generativa surjam na fase de produção do processo de desenvolvimento de jogos, descobriu Bain. Esta é uma mudança na tendência atual de IA generativa usada principalmente durante a pré-produção.

As áreas onde a IA generativa desempenhará em breve um papel maior, de acordo com Bain, incluem a geração de histórias e personagens não jogáveis (NPCs), ativos de jogos, operações de jogos ao vivo e conteúdo gerado pelo usuário.

Barreiras à implementação

Os executivos de jogos acreditam que a integração do sistema é a principal barreira para a implementação generativa de IA nos jogos, descobriu Bain. Outros pontos problemáticos para a adoção de IA generativa considerados pelos entrevistados incluem treinamento em dados, falta de capacidades técnicas, falta de supervisão regulatória e legal e custos de implementação.

Os desafios de longo prazo que as empresas de jogos enfrentam em termos de IA generativa incluem a falta de estratégias de IA, a necessidade de navegar num cenário nascente e complexo, as implicações que surgem ao tentar implementar a tecnologia e problemas de retenção de talentos.

“Embora seja um momento emocionante para a indústria, os jogos estão crescendo em tamanho e os custos de desenvolvimento estão disparando”, disse Anders Christofferson, principal especialista em jogos e parceiro da prática de Mídia e Entretenimento da Bain. “Entra aí a IA generativa, que, se aproveitada adequadamente, tem um potencial incrível para enfrentar os obstáculos da indústria e, ao mesmo tempo, fornece recursos que podem beneficiar criadores, editores e consumidores.”

Quatro etapas principais

Quatro etapas principais que as empresas de jogos podem seguir para garantir que estão maximizando o valor total da IA generativa incluem:

  • Adote uma abordagem disciplinada e deliberada para IA generativa. Os executivos que reservem algum tempo para chegar a acordo sobre uma ambição e abordagem, juntamente com barreiras de proteção e governação adequadas, melhorarão o retorno do investimento e limitarão o risco.
  • Baseie as decisões no que beneficiará o jogador. A IA generativa pode ajudar de várias maneiras, mas o excesso de confiança também pode torná-la um obstáculo. Perceba que mais conteúdo e envolvimento em um jogo não garantem uma melhor experiência do jogador.
  • Avalie estrategicamente oportunidades de construção versus compra versus oportunidades de parceria. Os desenvolvedores-editores devem avaliar cuidadosamente quando construir internamente, quando fazer parceria com players de escala dentro do ecossistema e quando fazer parceria com players menores e de nicho.
  • Reconheça que isso é mais do que uma transformação tecnológica. As empresas precisarão estabelecer um novo modelo operacional, redesenhando os processos de trabalho existentes, criando novos processos, abordando as implicações posteriores e desenvolvendo uma estratégia de arquitetura empresarial de IA generativa.

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