A inteligência artificial (IA) está dos dois lados do balcão quando se fala de outsourcing de TI. “Essa área tem crescido significativamente em termos de oportunidades”, aponta Melissa Gois, diretora de Negócios e Operações da Ahoy. “A IA impulsionou a criação de novas vagas e a procura por serviços de outsourcing, pois muitas empresas ainda não possuem a expertise técnica para montar uma equipe interna”, detalha.
CONTEÚDO RELACIONADO – IA é o atalho para a transição de carreira
Segundo ela, ao mesmo tempo em que contribui diretamente para a expansão acelerada do setor, a IA também ajuda os prestadores a serem mais eficientes. Fornecedora de mão de obra para médios e grandes clientes de variados segmentos em todo o território nacional e internacional, a Ahoy, sediada na Região Metropolitana de Curitiba (PR), já usa IA em tarefas como: criação de descrições de vaga, análise de perfis, desenvolvimento de testes, perguntas para entrevistas, templates de comunicação e dicas de onboarding.
Alguns dos principais benefícios da alocação são a agilidade e assertividade na contratação. “Um projeto urgente pode demandar um profissional com início imediato, enquanto um processo seletivo interno requer burocracias. Uma consultoria, por outro lado, pode atender a necessidades temporárias de forma rápida”, compara Lorena Gritten Rocha, gerente de Recrutamento e Seleção (R&S) da Ahoy. A avaliação técnica realizada pela Ahoy, além de contar com um time especialista, também utiliza uma inteligência interna e exclusiva para garantir que o profissional certo esteja de acordo com a demanda, reduzindo o tempo de contratação em até 82%.
Solução para desafios
Segundo Lorena, a dificuldade de encontrar especialistas no mercado é um fator importante que incentiva a busca por serviços de outsourcing. Ela observa que, mesmo nas vagas júnior, as empresas têm buscado profissionais com alguma vivência, além das soft skills mais desejadas, como comunicação e trabalho em equipe, o que dificulta a absorção de recém-formados no mercado de trabalho e acaba valorizando aqueles que têm experiência e tendem a buscar melhores remunerações.
De acordo com Melissa, “além deste fator do mercado, as empresas, em sua maioria, não possuem um time de recrutadores especialistas em tecnologia, dificultando a possibilidade de avaliar se um profissional tem a competência técnica necessária para executar o projeto interno”.
Flexibilidade e agilidade
A Ahoy atua para suprir essas lacunas, fornecendo profissionais especializados em TI para atuarem diretamente nos projetos e operações dos clientes, de forma temporária ou contínua, conforme as demandas. “Esses profissionais se integram à equipe do cliente, trazendo soluções inovadoras, através do seu conhecimento técnico e experiência”, ressalta a diretora.
Com uma carteira que abrange áreas como finanças (meio de pagamento e bancos), educação, varejo, seguros, bem-estar, beleza, e-commerce, indústrias automobilísticas, saúde, logística, entre outros, a Ahoy contabiliza aumentos tanto no número de alocados quanto no de empresas atendidas. “Percebemos um crescimento na procura por profissionais de tecnologia ligados aos negócios, como dados e IA, por exemplo, além de algumas linguagens de programação”, conta Melissa. “As linguagens que estão mais ligadas à inteligência artificial estão em crescimento exponencial”, complementa Lorena.
Como resultado dos investimentos contínuos em inovação, tecnologia e capacitação dos times, a Ahoy busca um crescimento orgânico. “Nosso trabalho se destaca pela longevidade das parcerias, com muitos clientes renovando projetos e nos recomendando”, conclui Melissa.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook e LinkedIn