A IBM lançou um novo conjunto de software de inteligência artificial (IA) para ajudar as organizações a avaliarem mais facilmente seu próprio impacto no planeta e reduzir a complexidade da conformidade e dos relatórios. Chamada de IBM Environmental Intelligence Suite, a solução automatiza a gestão de riscos ambientais e operacionaliza processos subjacentes, incluindo a contabilidade e redução do carbono, para atender às metas ambientais.
CONTEÚDO RELACIONADO – Chegada do 5G trará diversos ganhos ao meio ambiente, diz Feninfra
Além disso, a suíte aproveita os dados meteorológicos existentes da IBM, bem como análise geoespacial da IBM Research, para oferecer uma análise de risco climático para as empresas preverem os gastos com as mudanças climáticas.
O IBM Environmental Intelligence Suite é uma solução SaaS desenhada para permitir às organizações:
- Monitorar condições ambientais perturbadoras, como eventos climáticos severos, incêndios florestais, inundações, qualidade do ar e envio de alertas quando essas condições forem detectadas;
- Prever os impactos potenciais do clima e das mudanças climáticas em toda a empresa usando análise de risco de clima;
- Obter insights sobre possíveis disrupções operacionais e priorizar esforços de mitigação e resposta;
- Medir e relatar iniciativas ambientais e operacionalizar a contagem de carbono, enquanto reduz a carga dos relatórios sobre as equipes de aquisições e operações.
Como empresas podem utilizar a solução
A suíte oferece insights ambientais por meio de APIs, dashboards, mapas e alertas que podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios operacionais imediatos e conduzir planejamento e estratégias de longo prazo.
Os varejistas, por exemplo, podem se preparar para disrupções em seus estoques e remessas relacionadas a condições climáticas severas, ou considerar os riscos ambientais ao definir futuras localizações de depósito. Os supermercados, especificamente, poderiam obter uma imagem mais clara de como os sistemas de refrigeração estão contribuindo para suas emissões gerais de gases de efeito estufa e priorizar pontos críticos para reduzir sua pegada.
Já as empresas de energia e serviços públicos poderiam determinar onde podar a vegetação em torno das linhas de energia ou quais de seus ativos críticos correm o maior risco de sofrer incêndios florestais devido às mudanças climáticas.
O IBM Environmental Intelligence Suite também alavanca inovações baseadas em IA da IBM Research, que torna mais fácil para cientistas de dados e do clima analisarem grandes conjuntos de dados ambientais. Um novo framework de modelagem de risco climático foi desenvolvido para gerar dados sobre riscos futuros de incêndios florestais e inundação.
Além disso, a suíte alavancará tecnologias únicas da IBM Research que aplicam o processamento e automação de linguagem natural para ajudar as empresas a estimar as emissões de carbono e identificar oportunidades para reduzi-las transversalmente em suas operações ou com fornecedores.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.