
Os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e serviços de TV paga atingiram US$ 1,509 trilhão em 2023, um aumento de 2,1% em relação a 2022, de acordo com o Worldwide Semeannual Telecom Services Tracker da International Data Corporation (IDC). A consultoria espera que estes gastos mundiais aumentem 1,4% em 2024 e atinjam um total de US$ 1,530 trilhão.
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Em termos de valor, o progresso do mercado global abrandou durante o segundo semestre de 2023, uma vez que a taxa de crescimento registada para o ano inteiro foi aproximadamente um ponto percentual inferior à previsão anterior da IDC.
Global Regional Telecom Services Revenue and Year-on-Year Growth (revenues in $B) | |||
Global Region | 2022 Revenue | 2023 Revenue | 2023/2022
Growth |
Americas | $571 | $574 | 0.5% |
Asia/Pacific | $467 | $481 | 3.0% |
EMEA | $439 | $454 | 3.3% |
Grand Total | $1,478 | $1,509 | 2.1% |
Fonte: IDC Worldwide Semiannual Telecom Services Tracker – 2H 2023 |
Esta desaceleração resultou principalmente de um progresso mais lento do que o previsto nas Américas, onde uma combinação de crescimento económico lento, inflação relativamente elevada e mercados saturados criou um ambiente desfavorável ao desenvolvimento do mercado. No entanto, na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), que enfrentou problemas económicos semelhantes, mas onde os operadores de telecomunicações foram autorizados pelos reguladores a aumentar as suas tarifas em linha com a inflação, utilizando um modelo de Índice de Preços no Consumidor (IPC), o mercado cresceu um pouco mais rápido do que o esperado.
É importante notar, no entanto, que estes ajustamentos tarifários também levaram a uma migração acelerada de clientes para pacotes tarifários mais baratos e operadores mais acessíveis, pelo que as taxas reais de crescimento do valor foram normalmente inferiores a metade dos aumentos tarifários nominais.
As perspectivas a cinco anos para o mercado global de serviços de conectividade permanecem positivas, embora ligeiramente menos optimistas do que a previsão anterior. Os principais bancos centrais dos EUA e da Europa adiaram repetidamente decisões de redução das taxas de juro de referência, impactando o potencial para uma recuperação económica mais robusta.
Consequentemente, espera-se que o ambiente de mercado permaneça relativamente desfavorável durante vários anos. A inflação persistente continuará a afectar o poder de compra dos utilizadores finais, mas também levará muitas empresas de telecomunicações a implementar ajustamentos tarifários ascendentes. Contudo, como a inflação continuará a diminuir gradualmente, o impacto positivo destes futuros aumentos tarifários deverá diminuir ao longo do tempo.
A situação política instável, alimentada por conflitos na Europa Oriental e no Médio Oriente, acrescenta ainda mais incerteza e é suscetível de atenuar as taxas de crescimento. Na região Ásia/Pacífico, o crescimento mais lento pode ser atribuído ao arrefecimento da economia chinesa. No entanto, prevêem-se tendências positivas devido ao esperado crescimento saudável na Índia e noutros mercados em desenvolvimento.
Uma análise por tipo de serviço confirma que as tendências bem estabelecidas persistem, mesmo face a mudanças nas previsões de receitas. O segmento móvel continua a ser o maior, impulsionado pelo crescimento da utilização de dados móveis e de aplicações machine-to-Mmachine (M2M). Este crescimento compensa as quedas nos gastos com serviços móveis de voz e mensagens. Além disso, o segmento de serviços fixos de dados continua a crescer devido à crescente demanda por serviços de maior largura de banda.
No entanto, prevê-se que os gastos com serviços de voz fixa se deteriorem durante o período de previsão, uma vez que o declínio nas receitas de voz tradicional não é totalmente compensado pelo aumento da voz IP. Apesar de um ligeiro declínio no mercado de TV paga devido à crescente popularidade dos serviços de vídeo sob demanda (VoD) e Over-The-Top (OTT), estas ofertas continuarão a ser uma parte essencial dos serviços multiplay dos provedores de telecomunicações.
É óbvio que o desenvolvimento do mercado de serviços de conectividade continua muito lento e o crescimento previsto das receitas das empresas de telecomunicações é demasiado baixo para manter os seus proprietários satisfeitos. “Com o surgimento da Inteligência Artificial (IA) e da análise avançada, as operadoras de telecomunicações obtiveram um novo e poderoso aliado que deverá ajudá-las a modernizar as suas operações comerciais e a melhorar a eficiência”, disse Kresimir Alic, diretor de pesquisa, Worldwide Telecom Services da IDC.
Segundo ele, a pesquisa identificou um grande número de casos de uso, incluindo chatbots de atendimento ao cliente, assistentes virtuais e técnicos de campo, bem como o uso de IA para modernização de rede e manutenção preditiva, gerenciamento de tráfego de rede, marketing personalizado, detecção e prevenção de fraudes, previsões de rotatividade e garantia de receitas Estas melhorias, juntamente com muitas outras que serão inventadas em breve, deverão, sem dúvida, ajudar as operadoras de telecomunicações a agilizar as operações, melhorar as experiências dos clientes e permanecer competitivo nesta indústria em rápida evolução.
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