
Começou esta semana o Mobile World Congress (MWC) 2019, realizado em Barcelona (Espanha), principal evento da indústria de telecomunicações do mundo. O evento rivaliza com a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (Estados Unidos), que acontece sempre no começo de janeiro, em termos de tecnologia, por isso, a IDC resolveu destacar as principais novidades da CES 2019 que também devem marcar presença no MWC.
Crescimento do mercado de TIC vai dobrar este ano em relação a 2018, diz IDC
- Rede 5G – As operadoras devem implantá-la em 2020, oferecendo um serviço de dados pelo menos 100 vezes superior ao seu antecessor 4G. Do lado do consumidor, essa nova tecnologia vai melhorar a experiência do usuário mesmo em locais com alta densidade de pessoas. No setor corporativo, o uso intensivo de sensores será facilitado e a Internet das coisas (IoT) vai decolar. De acordo com a IDC, os gastos previstos para essa tecnologia em 2019 serão de cerca de US$ 20 milhões.
- Inteligência Artificial (AI) – As principais marcas de processadores incluem em seus dispositivos reconhecimento de voz e detecção/classificação de objetos focados em condução autônoma. A abordagem da AI vai para a autonomia de decisão e aprendizagem utilizando grandes volumes de informação, com aplicações que vão desde o bom uso de sensores até soluções de irrigação inteligente (agricultura inteligente). A IDC estima que a América Latina apresentará taxas de crescimento acima de 45% nos próximos dois anos, destacando investimentos nas áreas de finanças e saúde.
- TVs com mais definição e tamanho – As grandes marcas mostraram sua nova gama de TVs de 8K com uma resolução que multiplica a geração 4K por 4 (8K: 7,680 x 4,320 pixels vs 4K: 3,840 x 2,160 pixels). A pequena limitação é que ainda não há conteúdo comercial disponível em 8K. Finalmente, mas não menos importante, é o lançamento de telas dobráveis. Isto é, sem dúvida, uma inovação, uma vez que elas podem desaparecer quando não estão em uso e, com isso, é possível liberar espaços nos quartos, por exemplo.
- Wearables – A IDC prevê que este mercado crescerá cerca de 15% este ano, aumentando a participação de dispositivos inteligentes na comparação com dispositivos básicos. Os principais avanços estão no campo da saúde, com sensores cada vez mais poderosos – já existem opções que fazem eletrocardiogramas. As inovações também estão no ramo dos esportes radicais, com equipamentos de maior resistência à pressão e à água.
- Veículos Autônomos – Foram apresentadas iniciativas como o projeto Connected Vehicle to Everything (ConVex), que interconecta os veículos para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego. A realidade aumentada também faz parte das tendências em que é possível adicionar informações nas lentes dos óculos para interação com o motorista. Finalmente, a ideia da direção tradicional será alterada para entretenimento enquanto a pessoa se locomove.
- Casas Conectadas (Domótica – Robótica) – Foi um dos Hot Topics da CES 2019. As marcas mostraram uma grande diversidade de dispositivos de interação centralizada, desde um hub a um smartphone. A IDC espera que cerca de seis milhões de dispositivos inteligentes sejam instalados na América Latina em 2019, porque já existe suporte em espanhol para as principais plataformas de assistentes pessoais.