
A situação de quarentena tomada para evitar o rápido contágio do novo coronavírus obriga que pessoas fiquem em casa e muitas não podem ir trabalhar. Assim como estudantes e professores, as empresas estão adotando tecnologias de colaboração para implementar o home office e a Citrix, fornecedora de soluções para teletrabalho, tem apoiado novos e antigos clientes para fazer a transição.
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Neste ritmo, Luis Banhara, country manager da companhia no Brasil, a empresa já aumentou entre 48% e 67% os contratos no País. “Já tínhamos previsto o crescimento para este primeiro semestre, mas superou a previsão”, admite. O executivo também contou como a própria Citrix tem lidado com o momento. Confira.
PORTAL IPNEWS: Como a situação de quarentena tem impactado o negócio da Citrix?
Luis Banhara: Como nós trabalhamos há 35 anos com colaboração e, no Brasil, há 17 anos, nos tornamos referência de tecnologia para o mercado. Clientes, novos e antigos, têm nos procurado para implementar um plano de continuidade para seus negócios.
PORTAL IPNEWS: Então vocês registraram crescimento neste período?
LB: Nossos contratos com clientes aumentaram tanto na base instalada quanto em novos contratos. É algo entre 48% e 67% nestes primeiros meses de 2020. Já tínhamos previsto o crescimento para este primeiro semestre, mas superou a previsão. Para o segundo semestre, nossas previsões se mantêm.
PORTAL IPNEWS: Como foi este processo de migração de seus clientes?
LB: A maioria das empresas não estavam preparadas para oferecer o trabalho remoto e a nuvem foi o grande apoio nestes casos. As empresas precisam entender que não é só tecnologia, também é cultura. A experiência do funcionário tem que ser pensada e é preciso estipular um plano para um período mais longo, de até três meses. A produtividade precisa se manter nessa situação.
PORTAL IPNEWS: E internamente, como a Citrix tem lidado com a quarentena?
LB: Todos os nossos funcionários estão trabalhando de casa, desde o começo de março até o final de abril, por enquanto. Como nossa empresa tem a cultura de trabalho remoto, os colaboradores já tinham liberdade para trabalhar de casa. A maioria só ia para o escritório três vezes por semana, para ter contato físico com os colegas.
PORTAL IPNEWS: A equipe de TI consegue dar suporte mesmo de casa?
LB: A TI tem se desdobrado, trabalhando em turnos, mas é possível fazer de casa. A própria Citrix já incentivava isso. Outros departamentos também tem se virado dessa forma. A equipe de desenvolvimento já tinha liberdade para trabalhar da onde preferisse e o time comercial e de marketing teve que se adaptar para trabalhar somente online.
PORTAL IPNEWS: E como tem sido liderar a empresa neste cenário?
LB: É preciso entender como os colaboradores se sentem, quais são suas dificuldade, como ajudá-los a serem produtivos e ampará-los. Tenho feito chamadas informais com a equipe durante o almoço para ter o feedback da situação. Eu abro uma chamada e deixo a disposição para quem quiser participar e conversar. A resposta tem sido positiva. A liderança precisa ficar próxima neste momento.
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