
Blau tem como meta superar R$ 250 milhões em faturamento este ano.
Após diversas tratativas, a Blau Farmacêutica adquiriu, com recursos próprios, 50,98% da empresa colombiana Sumimed, tornando-se sua maior acionista. Com isso, a empresa passa a se chamar Blau Farmacêutica Colômbia. Com a aquisição, a ideia da indústria farmacêutica brasileira é iniciar uma trajetória internacional própria administrando seus canais de venda.
“Escolhemos a Colômbia por ser o 3º país mais importante na América do Sul, politicamente democrático, economicamente estável e estar em franco crescimento. Outra importante razão pela escolha é o fato da Colômbia ser muito similar ao Brasil na parte fiscal, tributária e societária”, afirma Marcelo Hahn, Fundador e CEO da Blau. “Além disso, o laboratório Sumimed sempre foi um importante cliente internacional da BLAU e, com a aquisição, fortaleceremos o nosso canal de vendas neste país proporcionando melhores oportunidades de negócios, melhores margens”, completa o executivo.
Ao se tornar majoritária da empresa colombiana, a BLAU pretende usufruir da possibilidade de lançar novos medicamentos em outros países em uma velocidade mais rápida do que no Brasil, seja pela dificuldade em virtude do tempo que leva a condução de alguns estudos com pacientes de prova de eficácia comparativa exigidos pela Anvisa, principalmente em relação a alguns medicamentos oncológicos, biológicos e biotecnológicos, e pela dificuldade da Anvisa em analisar os pedidos de novos registros.
“Atualmente a Blau Farmacêutica exporta alguns medicamentos fabricados no Brasil como: surfactante pulmonar, hormônio de crescimento, streptoquinase, paclitaxel, ácido zoledrônico, metilprednisolona -, os quais ainda, – infelizmente – não podemos comercializar no nosso país por falta de registro na Anvisa”, explica Hahn. “Mas com esta aquisição, teremos a chance de levar os produtos para outros países através de negócios diretos da Colômbia”, completa.
Fundado em 2000, o laboratório Sumimed fica em Bogotá e trabalha com uma extensa linha de produtos que vão desde antibióticos a produtos biotecnológicos, com ampla presença em todo território colombiano. Possui também uma equipe própria de promoção especializada em trabalhar com produtos essenciais de alto custo, como os biotecnológicos e oncológicos, que também são os principais medicamentos vendidos no mercado Brasileiro.
A Blau aumentou sua receita no primeiro semestre deste ano em 87% em relação ao primeiro semestre de 2011, e tem como meta superar os R$ 250 milhões em faturamento. Ainda segundo Hahn, a empresa pretende anunciar outro investimento internacional até o final deste ano.