

Num relatório recente com a previsão de mercado feita pelo Grupo Dell’Oro, fontes confiáveis do mercado de rede e telecomunicações prevêem que a receita de mobile backhaul (infraestrutura que trafega voz e dados da rede dos celulares, usando cobre, ondas curtas ou fibra) deve superar US$ 8 billhões até 2015. Este novo estudo foca dois mercados chave: transporte, que inclui transmissão de ondas curtas, equipamentos de transporte ótico, roteadores e switches; e equipamentos com mobilidade, switches carreadores Ethernet e provedores de serviços de ponta para roteadores móveis baseados em IP backhaul.
“Estamos acompanhando o mercado de equipamentos de telecomunicações há mais de 16 anos e usamos este conhecimento para o relatório detalhado do mercado móvel backhaul,” afirma Margaret Thum, chief operating officer do Dell’Oro Group. “Nossa abordagem para preparar este relatório inclui análises ascendentes, de múltiplos fatores e mercados, incluindo infraestrutura móvel, switches carreadores Ethernet, provedores de ponta de serviço para roteadores, transmissão ondas curtas e equipamentos de transporte óticos, só para mencionar alguns,” acrescentou Thum.
O estudo indica que o mercado todo crescerá mais de 40% nos próximos cinco anos, enquanto as receitas do segmento de roteadores e switches vão mais que dobrar no mesmo período.
“Este crescimento monstruoso da demanda de banda larga, acompanhado da transição para celulares baseados em tecnologia rádio IP 4G fará com que o mercado de mobilidade se supere nos próximos cinco anos,” explica Loren Shalinsky, analista sênior do Dell’Oro. “O maior aumento na receita de equipamentos móveis até 2015 acontecerá principalmente na Ásia Pacífico e Leste Europeu, Oriente Médio e África (EMEA), regiões em que o crescimento da base de clientes de celulares vai preparar a próxima geração de rede HSPA+ e LTE,” acrescenta Shalinsky.