Nacional

Iniciativa educacional da Qualcomm vai levar RV a salas de aula de Goiânia

Metaverse VR virtual reality game playing, man and woman play metaverse virtual digital technology game control with VR goggle

A Qualcomm Incorporated, por meio de sua iniciativa Qualcomm Wireless Reach, e o Instituto Crescer anunciaram a expansão do Projeto ASCON – Aluno Sempre Conectado, que agora entra em uma segunda etapa atingindo mais alunos de escolas municipais de Goiânia (GO) e oferecendo um laboratório móvel com óculos de realidade virtual (RV). O programa visa aumentar a inclusão digital de adolescentes do ensino público e melhorar tanto a qualidade das aulas quanto seu dia a dia.

Agora serão quatro escolas atendidas, sendo duas turmas de 9º ano em cada uma delas, totalizando oito salas de aula. Além dos óculos VR, os alunos receberão um notebook com SIM Card embarcado, ou seja, um dispositivo que já tem internet móvel 4G/LTE disponível. A Claro é outra parceira do projeto, que disponibilizou o chip com 10 GB de franquia mensal, com restrição de acesso para sites com conteúdo adulto e streaming – este último, para preservar a franquia de dados.

Conforme Milene Franco Pereira, gerente sênior de Relações Governamentais da Qualcomm Brasil, explica, este é o segundo ano do ASCOM. No primeiro, apenas três turmas de 8º ano de três escolas municipais eram atendidas, já com o notebook 4G disponível. Em 2024, essas mesmas turmas continuam dentro do programa, com a adição de mais uma escola com duas turmas também.

A primeira fase, o Instituto Crescer e a Secretaria de Educação de Goiânia desenvolveram a metodologia para usar o notebook dentro e fora de sala para que o ensino aumentasse a qualidade, sempre respeitando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores, que também receberam um notebook cada um, também foram capacitados para poderem extrair o máximo possível da tecnologia.

“A conectividade tem se provado, cada vez mais, uma ferramenta essencial e poderosa no dia a dia de cidadãos adaptados à sociedade moderna. Acreditamos que seu bom uso é um aliado importante dos professores na formação dos estudantes”, lembra Milene.

Fase 2

A grande novidade nessa etapa do projeto é um carrinho/laboratório móvel com óculos de realidade virtual da Beenoculus com conteúdo educacional e treinamento, em cada uma das quatro escolas participantes. A Beenoculus promove a inovação na educação por meio de experiências de Realidade Virtual, em dispositivos movidos pelas plataformas Qualcomm Snapdragon XR1 e Snapdragon Spaces.

Milene explica que os conteúdos ainda estão sendo trabalhados de acordo com o BNCC. A expectativa é que esse instrumento possa ser usado para trazer uma experiência de aula mais interativa e prática. Um exemplo seria o uso do óculos RV para realizar experiências científicas que em salas de aula não seriam possíveis, ajudando a fixar conteúdos teóricos mais complexos, como teorias de física.

Durante a primeira etapa do projeto, 120 Chromebooks ACER 511 – equipados com o processador Snapdragon 7C – foram fornecidos a três comunidades escolares de Goiânia. Hoje, mais de 200 alunos e professores receberam esses laptops Always On, ACPCs equipados com recursos de conectividade LTE móvel da Embratel.

O Instituto Crescer ainda está montando a apresentação das métricas sobre o resultado do programa em seu primeiro ano, mas Milene defende que já há ganhos. Ela viu que alunos estão mais atraídos por matérias mais científicas e, principalmente, melhoraram a sua educação digital.

O projeto Aluno Sempre Conectado (ASCON) é uma colaboração entre Qualcomm Wireless Reach, ACER, Claro, Embratel, Calriz, Beenoculus, Instituto Crescer e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME de Goiânia).

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *