Akna

Intel lança Xeon Scalable com a promessa de revolucionar ambiente de data center

Desenvolvidos para tratar grandes volumes de dados, processadores contam com tecnologias como instruções AVX-512, QuickAssist e Volume Management Device (VMD), com capacidade para tirar vantagem de armazenamento em SSD com a tecnologia NVMe.

A Intel apresentou nesta terça-feira, 11/07, a nova plataforma para servidores e supercomputadores Xeon Scalable. Os novos processadores prometem saltos em performance de workloads complexos e foram desenvolvidos para marcar posição em mercados com grande potencial de crescimento e alta demanda de processamento, como cloud computing inteligência artificial, além do tratamento de dados massivos gerados pelas redes 5G e pela internet das coisas.

AMD lança Epyc para competir no mercado de data center

A família Xeon ganhou nomes mais claros e categorias melhor definidas que facilitam ao consumidor entender a divisão dos produtos dentro da linha de CPUs. Eles serão classificados em “bronze”, “prata”, “ouro” e “platina”, sendo os últimos os mais potentes da geração. Eles contam com tecnologias como instruções AVX-512, QuickAssist e Volume Management Device (VMD), com capacidade para tirar vantagem de armazenamento em SSD com a tecnologia NVMe.

A plataforma possui modelos com até 28 núcleos por processador, que podem ser combinados em sistemas com 2 a 8 soquetes e até mesmo arranjos mais complexos no futuro.

Segundo a Intel, a nova geração de processadores Xeon Scalable entregam um ganho de performance médio de 1.65x comparado a gerações anteriores, chegando a entregar até 5x mais desempenho em OLTP, que é o processamento de transações online.

Compartilhe: