Análise Setorial

Investimento em mídia online chegará perto de R$ 1 bilhão em 2009

Guilherme Ribenboim, do IAB

Guilherme Ribenboim, do IAB

Valor representa 4,2% do total dos investimentos publicitários no ano e 30% de crescimento em relação a 2008, segundo previsões do IAB.

Depois de ter se tornado a mídia que mais cresceu no país em 2008, com 44% a mais em relação a 2007, a Internet brasileira se prepara para chegar perto da marca de R$ 1 bi de investimento publicitário em 2009. Esse valor representa 30% de crescimento em relação a 2008, que teve uma receita de R$ 759 milhões. Os números são do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), entidade que, desde 1998, incentiva, promove, desenvolve e regulamenta o uso dos meios interativos para ações de marketing e comunicação no País.

Visto de forma isolada, esse valor ainda é uma fatia pequena do bolo publicitário – 4,2% – que é liderado pela televisão. Entretanto, se comparados os valores de crescimento do investimento em cada mídia, a Internet passa à frente de todas as demais. No mesmo período, o crescimento dos principais meios ficou assim: Internet 44%; TV Paga 26%; Rádio 18%; Cinema 18%; Revista 13%; TV 12%; Jornal 10% e Mídia Exterior 10%.

Na avaliação de Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil, apesar de bastante significativo, o crescimento de 44% está abaixo do pontencial do mercado. Para ele, a consolidação da Internet e a maior atenção das agências e anunciantes às oportunidades publicitárias na rede contribuíram para que o meio tivesse maior crescimento publicitário em relação a outras mídias. “Entretanto, ainda existem muitas possibilidades de transformação do meio, como por exemplo o mobile marketing, e as agências têm papel fundamental no sentido de fazer o mercado entender o potencial da mídia digital”, ressalta Ribenboim.

De acordo com as análises do IAB há alguns indicadores que demonstram que o usuário brasileiro está cada vez mais conectado, o que aumenta o potencial da Internet. Entre estes fatores, o Brasil é hoje o líder mundial em tempo de uso da Internet, impulsionado principalmente pelas redes sociais. “Os usuários brasileiros aderem às redes sociais mais do que qualquer outro lugar do mundo”, ressalta o executivo. Além disso, segundo dados apresentados pelo IAB, a venda de computadores superou a de televisores em 48%, principalmente por conta do crescimento do consumo da classe C. De acordo com o IDC, foram 12 milhões de unidades vendidas em 2008. “A penetração da classe C tende a continuar crescendo e deve chegar a 45% indivíduos com acesso a web até o final do ano”, avalia Ribenboim.

A Internet em 2009

Até dezembro de 2009, a base de usuários chegará a 68,5 milhões, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2008. Outro dado destacado pelo IAB é quantidade de visitantes únicos que acessaram internet de suas residências. Em dezembro de 2008 esse número foi de 24,5 milhões e deve crescer 20%, vhegando a 28 milhões até o final deste ano.

 

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