Comunicações Unificadas e Colaboração terão um forte impacto na forma de gerir a TI.
Uma pesquisa elaborada pelo Gartner indica que as empresas brasileiras do setor de TI estimam empregar US$ 96,4 bilhões em 2016. Para os serviços de UCC deve-se destinar um total de US$ 56 bilhões já no próximo ano. Por isso, não é à toa que o desenvolvimento de aplicações continua aumentando, sempre tendo em mente facilitar o trabalho diário de milhões de pessoas no escritório, em casa ou remotamente, independentemente do local no globo terrestre.
VoIP e Comunicações Unificadas em cloud crescem 29% no 1º semestre
Ganhos na produtividade, a facilidade de gerenciamento de tarefas e do fluxo de trabalho, além de estabelecer a comunicação dentro do ambiente corporativo, dentre diversas opções, são os principais argumentos ao se utilizar ferramentas de Comunicações Unificadas e Colaboração (UCC) nas organizações. Produtos que integram vários sistemas em tempo real são lançados com frequência, e as novidades do mercado de UCC estarão presentes durante a TecnoMultimedia InfoComm, evento que será realizado em maio.
As Comunicações Unificadas e Colaboração são as integrações de serviços de comunicação tais como mensagens instantâneas, telefonia, videoconferência, controle de chamadas e reconhecimento de fala, com os serviços de comunicação em tempo real de voz, dados, mensagens e vídeo. Não é um produto único, mas sim um pacote para o cliente em apenas uma única interface, oferecendo experiência integrada por meio de múltiplos dispositivos e de mídia.
“O principal objetivo ao se utilizar UCC é diminuir os custos com telecomunicações. Mas as pessoas também ganham mais produtividade, porque esses sistemas se encarregam de organizar a sua comunicação”, explica Victor Alarcón, gerente de projetos da TecnoMultimedia InfoComm. “Outro fator importante é que um sistema unificado de comunicações permite que os profissionais escolham o seu local de trabalho, porque eles têm ao seu dispor em uma única interface todas as facilidades que teriam ao trabalhar no escritório, por exemplo”, finaliza.
Mais do que uma simples questão de sustentabilidade, o home office é uma opção pelo bem-estar. Ele será a realidade de milhões de brasileiros nos próximos anos, principalmente nos grandes centros sufocados pelo trânsito. Nesse sentido, UCC é uma tecnologia disruptiva, pois torna possível realizar o trabalho fora da empresa – e com todas as ferramentas disponíveis.